São José – Igreja Nossa Senhora dos Navegantes


Imagem: Rede social da instituição

O Igreja Nossa Senhora dos Navegantes foi tombado pela Prefeitura Municipal de São José-SC por sua importância cultural para a cidade.

SERPPAC – Serviço de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
Localização: R. Delfino José de Souza Filho, n° 201 – Serraria – São José-SC
Resolução de Tombamento:

Descrição: A Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, na Ponta de Baixo, antigo reduto de pescadores, tinha fé e devoção dedicadas especialmente ao padroeiro São Pedro, mas, na década de 1960, moradores resolveram erigir uma capela, em honra á Nossa Senhora dos Navegantes. A comunidade se mobilizou em seu favor, mas o terreno inicialmente ofertado, localizado no alto do morro, não foi aceito arcebispo da época, pois o acesso era difícil para os mais velhos.

Então, no mesmo terreno, num lugar mais baixo e de pastagem mais prática, nas proximidades do Caminho da Ponta de Baixo, foi erguido um cruzeiro, onde os fiéis ao ar livre celebravam missas e novenas. Em agosto de 1962, de comum acordo com o pároco da Matriz de São José, Frei Hilário Banze, o devoto casal Acácio Ramos Moreira e sua esposa Dona Leopoldina Pierri Moreira – a conhecida Dona Coca – doaram efetivamente o terreno destinado á construção da capela. Após alguns impasses e com o engajamento da comunidade pesqueira, que inicialmente fora contrária á sua construção, a capela foi concluída, sendo abençoada em 02 de fevereiro de 1964 pelo arcebispo coadjutor de Florianópolis, Dom Felício da Cunha Vasconcelos, e a arquidiocese promoveu ali um Encontro de Missionários, quando foi rezada a primeira missa, por Dom Afonso Niehues, entre outras programações religiosas e festivas.

De características arquitetônicas singelas, a modesta capelinha que centralizou a vida espiritual da população da Costeira Ponta de Baixo, do Caminho da Ponta de Baixo e da Ponta de Baixo da Rua Assis Brasil, especialmente nos anos 1960 do século XX, simboliza a fé e a devoção num espaço tradicional de manifestações da vida em comunidade.

Periodicamente ali são realizadas festividades populares – na capela e no salão contíguo – servindo também como local de reuniões para debater e apresentar soluções para problemas locais.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *