São José – Igreja Nosso Senhor do Bom Jesus dos Passos


Imagem: UDESC

O Igreja Nosso Senhor do Bom Jesus dos Passos foi tombado pela Prefeitura Municipal de São José-SC por sua importância cultural para a cidade.

SERPPAC – Serviço de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Igreja Nosso Senhor do Bom Jesus dos Passos
Outros Nomes: Igreja e Cemitério da Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos
Localização: R. Frederico Afonso, n° 4.230 – Ponta de Baixo – São José-SC
Resolução de Tombamento: Decreto n° 18.701/2005

Descrição: A Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos de São José obteve Licença Imperial para erigir uma capela no ano de 1854. No ano de 1858, houve o lançamento da pedra fundamental da capela, tendo como provedor o senhor Frederico Xavier da Souza. A Irmandade é responsável por uma das mais tradicionais procissões de São José. Realizada desde 1857, ela translada as imagens do senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores da capela até as dependências da Igreja Matriz no Centro Histórico. É composta por homens e mulheres, que durante as procissões, carregam os andores dos Santos nos ombros, além de usar vestimentas apropriadas ao ritual. O cemitério, localizado nos fundos da capela, teve sua construção autorizada em 1865.

O cemitério localizado nos fundos da capela abriga os restos mortais dos componentes da irmandade e de membros de várias famílias josefenses.
Fonte: UDESC.

Descrição: A construção da capela foi pensada em 1849, quando uma epidemia de “câmaras de sangue” doença mortal que atingia o Brasil desde o período colonial, assolou Santa Catarina. Jacó Vieira da Rosa e o médico Frederico Afonso de Barros moravam em São José e decidiram edificar ali um hospital, sob a proteção do Senhor dos Passos, para tratar os enfermos.

O projeto inicial previa uma capela com dimensões maiores, mas foi concretizada apenas uma em tamanho menor, dedicada á Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, fundada em 1855. Três anos depois, com a presença de autoridades da antiga Província, da Vila de São José e da comunidade josefense, foi solenemente benta e lançada á primeira pedra da Capela do Senhor dos Passos. As obras duraram cerca de seis anos, até que em 24 de fevereiro de 1864 a capela do Senhor dos Passos foi inaugurada com a benção do padre e Arcipreste Joaquim Gomes d’Oliveira e Paiva.

Em 1927, devido a um grande temporal, parte da fronteira da igreja caiu, mas a partir do ano seguinte foi reconstruída. E em 1947, a composição foi alterada – a igrejinha perdeu a antiga fachada plana, aos moldes luso-brasileiros e ganhou a torre central, nítida influência da colonização alemã em Santa Catarina, além de detalhes ornamentais ecléticos, como os acessos ao adro, três arcos trilobados e colunelos triplos, coroados por capitéis jônicos. Em 1977, foram ampliados a sacristia e os espaços para reuniões, mas a imponência e a elegância da igreja se mantiveram.

A Irmandade é responsável por uma das mais tradicionais procissões de São José. Realizada desde 1857, ela translada imagens do senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores da capela até as dependências da Igreja Matriz no Centro Histórico.

É composta por homens e mulheres, que durante as procissões, carregam os andores dos Santos nos ombros, além de usar vestimentas apropriadas ao ritual. O cemitério localizado nos fundos da capela teve autorização para sua construção no ano de 1865, e desde então abriga os restos mortais dos componentes da irmandade e de membros de várias famílias josefenses.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:

Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *