São José – Museu da Família Koerich


Imagem: Prefeitura Municipal

O Museu da Família Koerich foi tombado pela Prefeitura Municipal de São José-SC por sua importância cultural para a cidade.

SERPPAC – Serviço de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Museu da Família Koerich
Localização: R. Zita Althoff Koerich, n° 423 – Colônia Santana – São José-SC
Resolução de Tombamento:

Descrição: Na localidade da Colônia Santana, junto á estrada que vai de São José para São Pedro de Alcântara, destaca-se o museu da família Koerich. Está em meio á verdejante natureza, marcando a divisa com o município que inaugurou a recepção aos imigrantes alemães em Santa Catarina, no século XIX, os fundadores da primeira colônia em Santa Catarina – São Pedro de Alcântara. Esta bela arquitetura em estilo germânico foi construída em 1935 pelo comerciante Eugênio Raulino Koerich, descendente dos pioneiros daquele núcleo de alemães.

Esse homem dinâmico e de larga visão para os empreendimentos comerciais lançou diversas modalidades de serviços. A partir de um armazém de secos e molhados instalado nessa edificação, diversificou seus negócios, transformando-os em um grande conglomerado de variadas empresas, expandidas a partir da sede na Colônia Santana para diversos municípios de Santa Catarina.

O chalé é grande e imponente, indicando a tendência comum naquela época de constituir famílias numerosas. Assim ele exibe quatro janelas e porta central voltadas para a estrada centenária, que leva a São Pedro. E toda a sua volta dispõe de mais janelas, que lhe franqueiam a luz do sol e o ar, provenientes da paisagem que ainda hoje é cercada de verde e montanhas.

O sótão característico dessa arquitetura é bem marcado pelas janelas e óculo, no seu frontão dianteiro. Faz parte do conjunto a histórica garagem, construída ao lado do chalé, que ainda abriga o primeiro caminhão que pertenceu ao empresário, um Ford F-3, ano 1948, apelidado de “Lili.”

Como referência e memória de sua atividade na sociedade e comércio catarinenses, seus descendentes reuniram num museu familiar documentos e objetos que mostram sua importância e trajetória no desenvolvimento da sociedade de São José e de Santa Catarina.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *