São José – Sobrado da Família Gerlach


Imagem: Google Street View

O Sobrado da Família Gerlach foi tombado pela Prefeitura Municipal de São José-SC por sua importância cultural para a cidade.

SERPPAC – Serviço de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Sobrado da Família Gerlach – Séc XIX
Localização: R. Padre Macário, n° 10 – Centro Histórico – São José-SC
Resolução de Tombamento: Decreto n° 18.697/2005

Descrição: Um típico sobrado do século XIX, modelo da arquitetura luso-brasileira estabelecido em cidades e vilas por todo o Brasil colonial e imperial, chama a atenção no norte da Praça Hercílio Luz. Portas voltadas para a praça sugerem o comércio no pavimento térreo, já abrigou bares, cafés e outros estabelecimentos comerciais, e hoje abriga a Biblioteca Pública Municipal Professora Albertina Ramos de Araújo.
No segundo andar, quatro portas-janelas com caixilhos e vidros, e balcão de púlpito contínuo, guarnecido por gradil de ferro fundido, indicam as salas da frente da antiga moradia. Atualmente abriga a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, um pouco antes foi sede também da Faculdade Estácio de Sá. Na lateral, a escada externa dá acesso independente ao segundo pavimento.
Foi construído por volta de 1851, pelo comerciante José Antônio de Pinho, cidadão de posses e influente na vida social e política de São José. No início do século XX, em 1902, o imigrante polonês Gottileb Burgstaller Gerlach adquiriu o imóvel, cedeu algumas salas para a paróquia, que instalou uma escola de nome: Externato São Francisco de Paula.

Nesta unidade escolar, estudaram josefenses ilustres, como o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara e o ilustre Doutor em Latim, professor Custódio de Campos. Instalou uma casa de comércio que, em 1929, passou para seu filho Benjamim Gerlach; este montou um armazém e o Café Social, ambiente famoso por anos afora, devido a variedade de produtos e da qualidade do atendimento. Fato histórico marcante foi o confronto de forças legalistas contra os revolucionários em 1930, quando um tiro perfurou uma das janelas frontais do sobrado. O engenheiro Gilberto Gerlach, filho de Benjamin Gerlach, empreendeu em 1992 a restauração do sobrado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A construção do sobrado aconteceu provavelmente entre as décadas de 40 e 50 do século XIX e se deve ao comerciante José Antônio do Pinho; na fachada há a data de 1851. O andar superior era destinado a residência da família e o inferior ao comércio (e, por vezes, serviu como senzala). Em 1902, o imigrante polonês Gottlieb Burgastaller Gerlach adquiriu o imóvel, cedendo algumas salas para a paróquia, que ali instalou uma escola – o Externato São Francisco de Paula. Gottlieb passou a propriedade a seu filho Benjamim, que instalou e manteve, entre 1929 e 1959, o sobrado o Café Social. Em 1974 o sobrado passou, por herança, a Gilberto Gerlach, filho de Benjamim. Entre 1991 e 2002 a edificação foi utilizada pela Câmara Municipal de Vereadores. No ano de 2003 passou por processo de restauração, abrigando a Casa de Cultura da Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é a sede da Fundação de Cultura e Turismo e da Biblioteca Municipal.

Erguida em planta retangular coberta em quatro águas, com telhas do tipo capa e canal e beiral em cimalha. Atual sede de Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José e Casa de Cultura da Faculdade Estácio de Sá.
Fonte: UDESC.

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *