São José – Teatro Adolpho Mello


Imagem: UDESC

O Teatro Adolpho Mello foi tombado pela Prefeitura Municipal de São José-SC por sua importância cultural para a cidade.

SERPPAC – Serviço de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Teatro Adolpho Mello
Localização: Praça Hercílio Luz, s/n – Centro Histórico – São José-SC
Resolução de Tombamento: Decreto n° 18.706/2005

Descrição: Em 17 de setembro 1854, foi lançada a pedra fundamental do Teatro Municipal de São José, a partir da iniciativa de um grupo de entusiastas de arte teatral e de idealistas da sociedade josefense, entre eles, David do Amaral e Silva, Luiz Ferreira do Nascimento Melo, Francisco da Silva Ramos, Manoel Pinto Lemos e João Clímaco Zuzarte. Em 21 de junho de 1856, no dia em que São José teve sua sede elevada á categoria de cidade, o teatro abriu suas portas, apresentando um monólogo, interpretado por David do Amaral e Silva, o drama “ O Monge da Serra d’ Ossa” – de autoria do escritor e jornalista açoriano Francisco Manoel Raposo de Almeida – e a farsa intitulada “ As Impugnações”. Durante anos, comédias, dramas e variedades passaram por seu palco e, entre 1913 e 1979, o cinema tornou-se a programação principal.

Quando em 1924 o teatro foi reformado, interna e externamente, perdeu características originais. Preservou a implantação destacada, voltada para o meio da praça, salientando linhas ecléticas, com evocações ao estilo neoclássico. Três portas em arco pleno e bandeiras dão acesso ao edifício. A central é mais elevada e todas são marcadas por falsas aduelas, nos centros dos arcos plenos e intercaladas por pseudo-pilastras, coroadas por capitéis compósitos e com frisos em negativo nos fustes. Como o edifício é instalado na esquina, ele ganha imponência, devido ao recurso arquitetônico do ecletismo – platibanda coroada pelo frontão elevado ao centro, arrematado por dois vasos e adornado pelo escudo do estado de Santa Catarina. O soco na base é contínuo em toda a sua volta. Nas fachadas laterais distribuem-se óculos, com função de respiros.

Entre 1971 e 1981, o teatro foi restaurado; incorporou outros elementos artísticos em seu interior, inclusive quadros criados pelo artista Rodrigo Haro. Passou a chamar-se Teatro Adolpho Mello, em homenagem ao maestro e violinista João Adolpho Ferreira de Mello. O tombamento como patrimônio histórico em 2005 veio preservar esse marco – o primeiro edifício construído especialmente para teatro em Santa Catarina. Hoje, o Theatro Adolpho Mello é a mais antiga Casa de Espetáculos do Estado de Santa Catarina e uma das mais antigas do Brasil.

Em 2016 foi lançado o livro “Adolpho Mello – Legado Catarinense” por Mônica Cristina Corrêa que conta um pouco de sua história e seu legado musical, sobre a música no Brasil e possui também algumas partituras de suas canções. O livro está disponível para consulta na Biblioteca Municipal do Centro Histórico.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Em 17 de setembro de 1854 foi lançada a primeira pedra da construção. Dois anos mais tarde, em 21 de junho de 1856, exatamente no mesmo dia em que São José foi declarada Cidade, foi inaugurado o “Theatro Municipal” de São José. Além de espetáculos teatrais, abrigou sessões de cinema durante mais de 30 anos. Em 1994, depois de 10 anos sob responsabilidade do Governo do Estado de Santa Catarina, retornou à tutela da municipalidade.

Tinha, na época de sua construção, características rústicas coloniais, funcionado como teatro até os anos 1924, quando passa por grande reforma. Neste ano são aplicadas diversas mudanças estéticas, sendo construídas platibandas. Modificou-se significativamente seu estilo, sofreu ainda adaptações para abrigar instalações do Cinema Cine York.

Atualmente voltou a ser casa de espetáculos, tendo apresentações de grupos em nível estadual e nacional, além disso, é escola de teatro, de danças, de música e etc.
Fonte: UDESC.

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *