São Leopoldo – Conjunto Arquitetônico da Escola Superior de Teologia


Imagem: Google Street View

O Conjunto Arquitetônico da Escola Superior de Teologia foi projetado por Theo Wiederspahn em 1930. Ligado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Conjunto Arquitetônico do Centro Diretivo e Reitoria da EST
Localização: R. Amadeo Rossi, nº 467 – Bairro Morro do Espelho – São Leopoldo-RS
Número do Processo: 001599-1100/06-7
Portaria de Tombamento: 18/2007
Livro Tombo: Inscr. Nº 90, de 23/12/2010
Publicação no Diário Oficial: 10/10/2007

Descrição: Ligado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, o conjunto foi projetado pelo arquiteto Theo Wiederspahn em 1930 e teve sua construção iniciada no mesmo ano.
São dois prédios tombados dentro da área sinodal em São Leopoldo: o antigo Instituto Pré-Teológico, atual Centro Diretivo da Escola Superior de Teologia – EST, e a antiga residência do diretor, atual Reitoria. O primeiro abrigava salas de aula e internato, sendo hoje utilizado exclusivamente para aulas. A obra de Theo Wiederspahn, arquiteto alemão radicado no Estado, de início caracteriza-se por formas decorativas profusas, derivadas do barroco, presentes em prédios historicistas como o Memorial do Rio Grande do Sul, antigo Correios e Telégrafos, em Porto Alegre. Os prédios da EST, projetados em uma fase posterior, caracterizam-se pela simplicidade formal, o que na Alemanha era denominado Neue Sachlichkeit ou “nova objetividade”, evidenciando a evolução ocorrida na obra de Wiederspahn, segundo o arq. Günter Weimer. Mesmo assim, ainda existem alguns elementos decorativos historicistas, como as colunas de inspiração clássica e os frontões da fachada principal.
Ambos os prédios são considerados testemunhos materiais da história da imigração alemã em São Leopoldo e no Rio Grande do Sul. Sobretudo a imigração de alemães luteranos, em um momento que a igreja destes se desvinculava da igreja-mãe alemã e procurava instituições próprias.
Em 1947 e 1957 o imóvel do Centro Diretivo sofreu ampliações e reformas. O prédio original e as intervenções posteriores fazem parte do tombamento.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Governo do Estado
Site da instituição
Rede social


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.