São Leopoldo – Sítio Histórico Museu do Trem


Imagem: Iphae

O Museu do Trem compreende a antiga estação ferroviária, o antigo armazém e os vagões e locomotivas. É a mais antiga estação do RS, construída por empresa inglesa.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Sítio Histórico Museu do Trem
Localização: Praça Mauá – Centro – São Leopoldo-RS
Número do Processo: 1170-08.04CODEC/90-6
Portaria de Tombamento: 16/90
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 65, de 21/12/1992
Publicação no Diário Oficial: 11/10/1990

Descrição: O sítio histórico “Museu do Trem” compreende a antiga estação ferroviária de São Leopoldo e os acervos em exposição, o antigo armazém e os vagões e locomotivas em exposição no pátio. É a mais antiga estação do estado, fazendo parte da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, denominada “The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited””, construída por uma empresa inglesa. Em abril de 1874 foi inaugurada a seção da estrada compreendida entre a capital e São Leopoldo. Os ingleses construíram a Estação de São Leopoldo de forma semelhante à de Porto Alegre. Em ambos os casos, as estruturas foram trazidas da Inglaterra para serem somente montadas aqui. Esta estação, localizada na parte central da cidade, manteve-se operante até 1980, quando o transporte ferroviário foi desativado no trecho São Leopoldo – Esteio. Mesmo antes de ser desativada a Estação passou a abrigar o Museu do Trem, criado em 1976, num convênio entre a RFFSA e o Museu Municipal Visconde de São Leopoldo.
A Estação São Leopoldo passou por várias intervenções, tendo sido totalmente restaurada em 1985 , ano em que foi criado o PRESERFE, junto ao Setor Geral de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário, vinculado à Diretoria de Patrimônio da RFFSA. O prédio estava totalmente descaracterizado por sucessivas intervenções e acréscimos, faltando muitos elementos originais. A reconstituição foi feita com base nos resquícios e em fotos, uma vez que não foram encontrados os projetos e plantas originais. Depois de finalizada a obra foi ali instalado o Centro de Preservação da História Ferroviária no Rio Grande do Sul – Museu do Trem. Em 31/08/2000 o Museu do Trem foi reinaugurado, como parte de um centro cultural que inclui todo sítio histórico e os vagões, que também foram restaurados. Na mesma ocasião foi inaugurado o prolongamento da linha do Trensurb e a Estação São Leopoldo (do Trensurb).
O prédio da antiga estação é pré-fabricado, tendo sido produzido na Inglaterra, importado e montado em São Leopoldo. Trata-se de uma edificação térrea de planta retangular, com área aproximada de 142m², possuindo paredes externas de madeira revestidas com chapas de zinco, telhado de duas águas com telhas de amianto (originalmente eram de ardósia) e lambrequins de madeira.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal
Konrad; Kuhn; Maroneze
Trensurb


2 comments

  1. Marcia NUnes Jaboinski |

    Boa noite, gostaria de ir fazer uma visita com algumas turmas da escola, qual o procedimento?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.