São Lourenço da Mata – Igreja de Nossa Senhora da Luz


Imagem: Rede social da instituição

A Igreja de Nossa Senhora da Luz, em São Lourenço da Mata-PE, é a segunda Igreja Católica mais antiga do Brasil.

Governo do Estado de Pernambuco
CEC-PE – Conselho Estadual de Cultural de Pernambuco
FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Nome atribuído: Igrejas de Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Localização: Praça da Matriz, s/n – São Lourenço da Mata-PE

Livro do Tombo: LIVRO Nº II – EDIFÍCIOS E MONUMENTOS ISOLADOS

Descrição: O patrimônio histórico de São Lourenço da Mata é bastante rico, com usinas, igrejas e engenhos dos tempos coloniais, como a Igreja Matriz de São Lourenço, as usinas Capibaribe e Tiúma, vários engenhos de cana-de-açúcar, Bosque Pau-Brasil, Matriz da Luz (a 2° Igreja Católica mais antiga do Brasil), Barragem de Tapacurá.
Fonte: Câmara Municipal.

Histórico do município: São Lourenço da Mata pode ser considerada uma das cidades mais antigas do Brasil. Os registros históricos remetem a presença de índios Tupinambás que ocupavam terras ao longo dos Rios Capibaribe e Beberibe por volta do ano de 1554. Nesse mesmo período, os índios disputavam as terras que ocupavam com colonizadores portugueses, que se sobressaíram na luta contra os nativos e conseguiram se estabelecer na região para explorar o pau-brasil.
Há registros de que em 1540 foi construída na cidade a segunda Igreja mais antiga do país, a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Erguida inicialmente como Capela, e apesar de ter sofrido algumas reformas ao longo desses anos, ela ainda conserva elementos arquitetônicos do século XVI que encantam os observadores e turistas. Mais adiante, em 1621 foi erguida a Capela que deu lugar a atual igreja matriz, que homenageia a São Lourenço, o padroeiro da cidade.
A ocupação inicial de São Lourenço da Mata esteve atrelada à extração do pau-brasil. No final do século XVI, começaram a surgir os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, que tornaram-se a principal fonte de renda do local durante muitos anos. Durante o período da invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654), o município também foi palco de disputas.
Por volta de 1635, os portugueses que ocupavam a região conseguiram expulsar os holandeses que espreitavam o cultivo da cana-de-açúcar. Até 1775, São Lourenço era apenas um distrito subordinado aos municípios de Recife e Paudalho.
Fonte: IBGE.

CONJUNTO:
São Lourenço da Mata – Igreja de Nossa Senhora da Luz
São Lourenço da Mata – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

FOTOS:

 


1 comments

  1. Rupen Adamian |

    Muito interessante, ilustrativa e bastante correta toda a exposição sobre a cidade de São Lourenço da Mata e a Igreja de Nossa Senhora da Luz.
    A veneração por esta veio trazida de Portugal, onde várias igrejas são dedicadas a Nossa Senhora da Luz, também chamada de Nossa Senhora das Candeias ou Candelária.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *