São Luís – Centro de Criatividade “Odylo Costa Filho”


Imagem: MinC

O Centro de Criatividade “Odylo Costa Filho”, em São Luís-MA, foi tombado por seu valor histórico para o Estado do Maranhão.

SPPHAP – Superintendência de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão
Nome Atribuído: Centro de Criatividade “Odylo Costa Filho”
Localização: Rampa do Comércio, n° 200 – Praia Grande – São Luís-MA
Tipo de bem tombado: Edificação
Resolução de Tombamento: Decreto Estadual n° 11.584.
Inscrição no Livro Tombo: Inscrição n° 43, folha n° 09, em 29/11/1990.

Descrição: Odylo costa Filho, criado em 1980 com a missão de promover ações de caráter educativo abrangendo as áreas das Artes Plásticas, Cênicas e Visuais, difundindo talentos, produtos culturais e . Visa ao desenvolvimento pessoal e do potencial artístico, criativo e expressivo do individuo, abrindo espaços para comercialização dos seus produtos.

O prédio sede do Centro, localizado no Projeto Praia Grande, é constituído de dois blocos: um, com entrada principal na rua Marcelino Almeida e saída na Rampa do Comércio (pavimento térreo); o outro, do qual o Centro ocupa a parte do térreo, com oficinas, e o pavimento superior, com serviços administrativos, sendo sua entrada principal na Rampa do Comércio.

Pavimento térreo: 1. Recepção / 2. Cine Praia Grande / 3. Teatro Alcione Nazaré / 4. Cursos-Oficínas / 5. Galerias de Exposição Ambrósio Amorim e Valdelino Césio.

Mezanino: 1. Biblioteca Ferreira Gullar / 2. Serviços de Espaços Culturais / 3. Serviços de Cursos e Treinamentos.

Pavimento Superior – Prédio Administrativo: 1. Diretoria / 2. Serviços Administrativos / 3. Serviços de Projetos Especiais / 4. Núcleo de Literatura.
Fonte: Governo do Estado.

Histórico do município: A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.

Sua história urbana possui características da colonização portuguesa, tendo em seu núcleo fundacional reflexos urbanísticos planejados no século XVII, pelo Engenheiro-Mor Frias de Mesquita, traçado quadrilátero ortogonal – de influência espanhola – que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, em 1997.

Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do tambor de crioula, do reggae e do bumba-meu-boi.

Outro bem patrimonial histórico é revelado através de seus casarões e fachadas azulejares, construções do século XIX, que trouxeram uma peculiaridade especial a São Luís, capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.