São Luís – Edifício São Luís


Imagem: Google Street View

O Edifício São Luís, em São Luís-MA, foi tombado por seu valor histórico para o Estado do Maranhão.

SPPHAP – Superintendência de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão
Nome Atribuído: Edifício São Luís
Localização: Rua de Nazareth, n° 377 – Centro – São Luís-MA
Tipo de bem tombado: Edificação (fachadas)
Resolução de Tombamento: Decreto Estadual n° 11.590.
Inscrição no Livro Tombo: Inscrição n° 49, folha n° 10, em 29/11/1990.

Descrição: O Edifício São Luís foi desenvolvido em três pisos, com duas fachadas revestidas de azulejos portugueses nas cores azul e branco, e beiral em telha de faiança, apresenta ainda a base dos cunhais em cantaria, sendo considerado o maior prédio de azulejos do país, em estilo colonial.

Pertence ao terceiro quartel do século XIX. Apresenta predomínio de vazios sobre cheios, com os respectivos vãos das portas e janelas em arco pleno. A fachada principal (Rua de Nazaré) tem cinco portas, destacando-se a central, com chave de arco decorada com uma folha de acanto, encimada por um painel contendo a inscrição ─ano 1866 e n.º 33─ e cinco janelas com balcão sacado contínuo, no nível do 1º andar; o segundo andar apresenta as mesmas características.

Seus primeiros proprietários são desconhecidos, mas em sua trajetória, no século XX, passou por várias mãos, sendo utilizado como residência, quartel, livraria, consultório e hotel.

Foi completamente destruído por um incêndio em 1969 e adquirido pela Caixa Econômica Federal em 1976. Após a aquisição do imóvel, a Caixa procedeu a sua recuperação. Com a destruição completa do interior no prédio durante o incêndio de 1969, e as necessidades da instituição que viria ocupá-lo, o antigo casarão recebeu soluções construtivas modernas, em contraponto a suas fachadas coloniais. Estruturas em concreto aparente, escadas e paredes revestidas com mármores e granitos, vedações com panos de vidro, foram algumas dessas intervenções. Um mezanino ao centro da construção, interligando visualmente todos os níveis é, juntamente com os vãos das esquadrias representantes do estilo original do prédio, um dos elementos marcantes do prédio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Andaluzia-ES.

Histórico do município: A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.

Sua história urbana possui características da colonização portuguesa, tendo em seu núcleo fundacional reflexos urbanísticos planejados no século XVII, pelo Engenheiro-Mor Frias de Mesquita, traçado quadrilátero ortogonal – de influência espanhola – que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, em 1997.

Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do tambor de crioula, do reggae e do bumba-meu-boi.

Outro bem patrimonial histórico é revelado através de seus casarões e fachadas azulejares, construções do século XIX, que trouxeram uma peculiaridade especial a São Luís, capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.