São Luís – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos


Imagem: Marcus Soares

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em São Luís-MA, foi tombada por seu valor histórico para o Estado do Maranhão.

SPPHAP – Superintendência de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão
Nome Atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Localização: Rua do Egito, s/n – São Luís-MA
Tipo de bem tombado: Edificação
Resolução de Tombamento: Decreto Estadual n° 11.587, de 12/10/1990, publicado no Diário Oficial de 24/10/1990
Inscrição no Livro Tombo: Inscrição n° 46, folha n° 10, em 24/11/1990.

Descrição: Finalizada em 1776, após sessenta anos em construção, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, situada em São Luís, Maranhão, faz parte de um grupo de igrejas brasileiras construídas por irmandades de homens negros, principalmente no século XVIII. Estas irmandades funcionavam como forma de inserção dos negros na sociedade, já que estes não podiam frequentar a igreja dos senhores. Serviam também como forma de proteção de seus membros, pois criavam uma rede de relacionamento dentro da comunidade negra.

Durante o século XIX, a igreja foi utilizada como matriz da cidade, enquanto a real matriz, atingida por um raio, passava por obras de reconstrução. Durante o século XX, com o enfraquecimento das irmandades religiosas, o monumento sofreu grande processo de deterioração.
Fonte: BNDES.

Histórico do município: A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.

Sua história urbana possui características da colonização portuguesa, tendo em seu núcleo fundacional reflexos urbanísticos planejados no século XVII, pelo Engenheiro-Mor Frias de Mesquita, traçado quadrilátero ortogonal – de influência espanhola – que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, em 1997.

Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do tambor de crioula, do reggae e do bumba-meu-boi.

Outro bem patrimonial histórico é revelado através de seus casarões e fachadas azulejares, construções do século XIX, que trouxeram uma peculiaridade especial a São Luís, capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.