São Luís – Praça Gonçalves Dias


Imagem: Google Street View

A Praça Gonçalves Dias, em São Luís-MA, ou Largo dos Remédios, surgiu em função da igreja de mesmo nome que foi responsável, no início do séc. XVIII.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto: arquitetônico e paisagístico Praça Gonçalves Dias
Outros Nomes: Largo dos Amores: conjunto arquitetônico e paisagístico; Largo de Nossa Senhora dos Remédios: conjunto arquitetônico e paisagístico
Localização: São Luís-MA
Número do Processo: 509-T-1954
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 432, de 23/12/1955
Observações: A praça faz parte do Conjunto arquitetônico e paisagístico de São Luís, tombado pelo Processo 0454-T-51.

Descrição: Localizada no final da Rua dos Remédios, em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, protetora do comércio e da navegação. A Praça Gonçalves Dias ou Largo dos Remédios, juntamente com o seu conjunto arquitetônico e paisagístico, surgiu em função da igreja de mesmo nome que foi responsável, no início do século XVIII, pela primeira urbanização daquela área, primitivamente chamada de Ponta do Romeu. O monumento em homenagem ao poeta Gonçalves Dias, construído com verbas de uma subscrição pública, teve sua pedra fundamental lançada em 10 de agosto de 1872, tendo sido inaugurado em 07 de setembro de 1873. Local de grande interesse paisagístico pela ampla vista sobre o Rio Anil, reúne um imponente conjunto arquitetônico.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3

VÍDEO:

Fonte: TV Assembleia Maranhão.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.