São Luís – Terreiro Casa das Minas Jeje


Imagem: UFMA

O Terreiro Casa das Minas Jeje, em São Luís-MA, é único terreiro Mina-jeje do Maranhão e exerceu grande influência sobre as casas de Mina de outras ‘nações’.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Terreiro Casa das Minas Jeje, situado na Rua de São Pantaleão, nº 857 e 857A
Localização: R. Senador Costa Rodrigues (antiga R. São Pantaleão), n. 857 – Madre de Deus – São Luís-MA
Número do Processo: 1464-T-2000
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 02/2005
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 02/2005
Observação: Os terreiros foram localizados em áreas vazias do  terreno urbano para segurança dos mesmos, buscando evitar crimes de ódio religioso.

Descrição: Esta Casa é o único terreiro Mina-jeje do Maranhão e exerceu grande influência sobre as casas de Mina de outras ‘nações’. Mas, esta Casa não dá origem a outras, pois só familiares podem participar do culto (nas religiões de matriz africana, geralmente, os filhos-de-santo podem “abrir” seus próprios terreiros, que serão chefiados poe eles mesmos. Na Casa das Minas, isso não ocorre). Respeitando a tradição matriarcal vinda da África, a Casa sempre foi chefiada por mulheres, que são denominadas de vodunsis (são as devotas que recebem as entidades, os voduns, em transe). Desde sua fundação, a Casa foi comandada por seis vodunsis (após a escolha, estas vodunsis devem exercer a função de comando do culto até a morte), e, atualmente, quem comanda o culto é Dona Deni Prata Jardim, consagrada a Toi Lepón da família de Dambirá.
Fonte: UFMA.

MAIS INFORMAÇÕES:
UFMA
Fundaj
Sergio Ferretti
Site da instituição
Wikipedia


3 comments

  1. Julio Gama |

    ´´E importante acrescentar os nomes de Nunes Pereira e Pierre Verger na construção e transposição de suposições para o contexto Científico, pesquisas primárias, que serviram de base a “TODOS” os pesquisadores após suas pesquisas!!!!! ajudando no Tombamento da casa

  2. Maria do Carmo |

    Que maravilha poder “ler” para conhecer melhor este patrimônio histórico já tombado em São Luís pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os registros dos historiadores são fundamentais para os pesquisadores. Encontramos a maior dificuldade para encontrar a obra prima de PEREIRA, Manoel Nunes de 1979 com 1. ed. em 1947. A casa das Minas: uma contribuição ao estudo da sobrevivência do culto dos voduns, do panteão Daomeano, no Estado do Maranhão – Brasil. 2a ed. Petropolis: vozes, 1979.
    Estou pesquisando sobre O Tambor de Mina e sua expansão no norte do Brasil em particular no Amazonas. Como eu gostaria de desfrutar dessa obra.
    Parabéns às iniciativas de publicação para conhecimento popular e científico.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.