São Nicolau – Casa em Pedra


Imagem: Iphae

O Sobrado da Família Silva e a Casa de Pedra são duas edificações construídas com materiais da antiga redução jesuítico-guarani de São Nicolau.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Casa em Pedra
Localização: R. General Salvador Pinheiro Machado, esquina com R. Coronel Mamede de Souza – São Nicolau-RS
Número do Processo: 000830-1100/13-1
Portaria de Tombamento: 071/2013
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 131, de 06/12/2013
Publicação no Diário Oficial: 15/10/2013

Descrição: O Sobrado da Família Silva e a Casa de Pedra são duas edificações construídas com materiais da antiga redução jesuítico-guarani de São Nicolau. Nas duas construções foram empregados materiais similares e utilizadas diferentes técnicas construtivas, em edificações exemplares da arquitetura erudita e popular.
A redução de São Nicolau foi fundada em 03 de maio de 1626 por padres jesuítas espanhóis. Devido à invasão dos bandeirantes, os índios guaranis migraram para a margem direita do Rio Uruguai. No Segundo Ciclo Missioneiro, na fase dos Sete Povos das Missões, em 1687 São Nicolau voltou a ser fundada, próximo ao local da primitiva redução.
Participou das Guerras Guaraníticas e entrou em decadência com a saída dos jesuítas, em 1768. As ruínas e remanescentes da redução de São Nicolau são tombadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e o local constitui um sítio arqueológico.
Na sua simplicidade, a Casa em Pedra é representativa da arquitetura popular.
Construída nas proximidades de árvores de porte, em terreno com cobertura vegetal preservada, apresenta pilares de madeira nos cunhais e paredes em alvenaria de pedras missioneiras, com telhado de telhas cerâmicas tipo capa-e-canal, com beiral, e oitões em tábuas de madeira. As aberturas apresentam verga reta e não possuem esquadrias. Embora sem o requinte do Sobrado, a “Casa em Pedra” demonstra o cuidado na sua confecção, que se pode observar no assentamento das pedras, colocação das telhas, pilares e no enquadramento das aberturas. Foram tombadas as alvenarias construídas com pedras missioneiras; a cobertura com a estrutura e as telhas remanescentes; os pilares, oitões e elementos em madeira, preservando-se a técnica construtiva.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.