São Paulo – Antigo Colégio São José


Imagem: Google Street View

Antigo Colégio São José é referência urbana e histórica no Bairro da Liberdade, tendo funcionado por mais de 120 anos.

CONPRESP  – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído:
Antigo Colégio São José
Localização: Rua da Glória, nº 195, esquina com Rua dos Estudantes, nº 171 – Liberdade – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 5/2016

Descrição: Considerando o significado histórico e cultural para a cidade de São Paulo do sítio e do conjunto arquitetônico, que abrigou o primeiro Hospital da Santa Casa de Misericórdia, o antigo Asilo de Mendicidade e finalmente o Externato São José;
Considerando que o edifício é referência urbana e histórica no Bairro da Liberdade, marcando a expansão e consolidação deste bairro, sobretudo no eixo histórico da Rua da Glória – Rua Lavapés, antigo Peabiru e, por séculos, o principal caminho em direção à cidade de Santos;
Considerando a arquitetura e a implantação do edifício do antigo Externato São José, projetado no início do século XX pelo Arquiteto Ramos de Azevedo, exemplar portador de características estilísticas do período;
Considerando o edifício do colégio São José como testemunho exemplar das transformações do programa arquitetônico das escolas privadas na cidade de São Paulo, sentido nas várias fases de sua construção;
Considerando que o funcionamento do colégio São José por mais de 120 anos, e seu uso ainda hoje como instituição de ensino, marcou e está presente na memória da população que conviveu e convive naquele lugar e naquele edifício.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:


34 comments

  1. Olga Guzella |

    Meu nome de aluna era Olga Horvath, estudei no Externato São José desde 1943 até 1954, Aprendí tudo o que uma mulher precisa saber. Devo tudo o que sou às irmãs. Estive visitando o colégio em l954… Tive uma formação maravilhosa e não me conformo de não encontrar mais vestígios do colégio. e das irmãs de São José. Gostaria muito de ter notícias, embora eu esteja com 82 anos. O tempo que estive no Colégio, foi a melhor época da minha vida.Se possível, aguardo alguma notícia do meu amado Colégio.
    Grata,
    Olga Horváth Guzxella

  2. Fátima Fernandes Rodrigues de Souza |

    Fui aluna do Colégio São José até 1966, quando me formei no curso Clássico. À época, nossa mestra de classe era a Irmã Luíza que eu e mais 20 colegas gostaríamos de rever. Seria possível informar onde se encontra, para que possamos entrar em contato com ela?

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa noite,
      Infelizmente, não temos acesso a essa informação.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  3. Maria Augusta Reis |

    Estudei em 1948 na segunda série até o 3 ano ginasial tenho alguma notificação desta época? Gostaria de poder ver o meu histórico escolar

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa tarde,
      Infelizmente, não temos informação sobre a localização do acervo da antiga instituição.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  4. Maria Augusta Reis |

    Colegio são José foi um período mais feliz de minha vida. Hoje com 79 anos com saúde e grata a Deus por tudo que vivi neste amado colégio. Por favor se tiver meu histórico ficarei muito grata abraços

  5. Lenice Fátima Berto Cerutti |

    Fui estudante neste Colegio,formanda em 1999, gostai de saber se é aberto à visitação?

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa tarde,
      Atualmente, a edificação abriga uma instituição privada de ensino, chamada Damásio.
      Provavelmente não está aberta à visitação. Mas vale a tentativa de ligar e perguntar: (11) 4090-1540.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  6. Yramaia Fogaça de Almeida |

    Fui aluna do Colégio São José desde 1962, foram anos incríveis. Acho um desrespeito a cidade de São Paulo não respeitar a memória de tantas pessoas que lá estiveram. O imóvel hoje é ocupado pela faculdade do Damásio e nós ex alunos não temos nem o direito de visitação. Nossa capela, local onde manifestamos as nossas alegrias e dores foi descaracterizada. Nosso passado vive apenas em nossa memória e em.nossos corações.

  7. Conceição Escobar |

    Boa noite, estou pesquisando sobre a Escola São José e sobre a Associação das Ex-Alunas do Externato. Gostaria de saber se Ilda Fortunato que foi Primeira Secretária ainda está viva.
    Obrigada
    Conceição Escobar

  8. Teresa C Rosa |

    Meu nome é Teresa Cristina de Oliveira Rosa, nasci em 1955, e estudei no Colégio São José desde o primeiro ano primário (1962) até o segundo ano do ginásio (1968).
    Nunca me esquecerei da linda e amada Irmã São Francisco de Assis, por sua bondade carinhosa e fraterna, sua maneira calma e doce de falar e seu gde amor por Jesus demonstrados em suas inesquecíveis aulas de religião.
    Tudo que sei é faço sobre as artes manuais aprendi nesse colégio e com minha linda mãezinha que tinha mãos de fada!
    Voltei a rever Irmã São Francisco de Assis pela última vez, no ano de 1983 se bem me recordo, quando em visita ao Brasil, fui visitar o colégio e perguntei por ela.
    Por uma imensa bondade de Deus, ela estava dando aula de jardim de infância, cega, idosa e mais linda do que nunca …
    E é essa lembrança dela, que guardarei s
    empre em minha alma, repleta de gratidão pelo seu amor por mim!
    Deus te abençôe Irmã São Francisco, onde quer que a senhora se encontre, junto D’Ele❤❤❤

  9. Teresa C Rosa |

    Gostaria muito de encontrar ex alunas do meu tempo, 1962 à 1968
    Grata
    Teresa Cristina

  10. Boa noite, eu moro em Roraima e faço parte de uma Associação de Fotógrafos, a AfotoRR. Um coletor de lixo, encontrou uma sacola com centenas de fotos que veio parar em nossas mãos. Elaboramos um Projeto e estou analisando as fotografias e descobri que boa parte delas dizem respeito a Associação da ex- alunas do Colégio São José de São Paulo, de várias épocas, Chamou-me atenção as fotos dos anos 70 e dos recortes de jornais. Tenho lido tudo que encontro sobre as Escolas São José de São Paulo e de Santos, e também sobre a Associação das ex-alunas. Encontrei até um vídeo sobre uma homenagem que fizeram na Câmara dos Vereadores de Santos. Ainda não descobri, como as fotos vieram parar em Boa Vista, capital de Roraima. Quem puder me ajudar peço entrar em contato pelo email: [email protected].
    Obrigada,
    Conceição Escobar

  11. Maria Aparecida Marti |

    Eu fui aluna do Colégio São José nos anos de 1950 /1954. Hoje estou com Setenta e seis anos e me lembro muito bem da Irmã São Francisco. Ela ela a mestra de sala na minha época. Eu chegava mais cedo todos os dias para comungar então ela depois da missa me levava para a cozinha e me dava café com leite e bolachas. Lindas recordações. Que Deus a tenha.

  12. Meu nome, Dilza Luiza Siciliano, estudei no Colegio Sao Jose, sou da turma de 77, por motivos perdi meu diploma, atualmente moro na Argentina, e estou precisando do Diploma. Alguem poderia me ajudar.

    DILZA LUIZA SICILIANO.
    RG 6002318

    1. Boa tarde,
      Atualmente, a edificação abriga uma instituição privada de ensino, chamada Damásio.
      O contato via telefone é (11) 4090-1540.
      Contudo, não temos informação sobre a localização do acervo da antiga instituição.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  13. Eu fui aluna do Colegio Sao Jose, ano 77, por varios motivos perdi meu Diploma, alguem poderia ajudarme, atualmente moro na Argentina, e agora gostaria de recomecar meus estudos ja de sou aposentada, tentei varios site, sem resultados. obrigado, algun e-mail. Nada mas.

  14. Rosimeire Anne Silvério |

    Fui aluna de 1985 a 1998. Muitas lembranças. Irmã Geni Duras era a diretora na época

  15. Yara Proença |

    Que delicia, ver que tem ex alunas se comunicando.!
    Estudei 1958 até 1965…..tudo que sei, devo a está escola. Tenho algumas amigas até hoje….
    Lembro bem da Madre Cecília, anteriormente Madre Lúcia.
    A freira mais queria, era a irmã Celina….uma graça. Delicada, escutava o que as alunas precisavam, sempre com muito carinho . Quem sabe reencontro alguma amiga desta época…

  16. Olga Guzella |

    Eu,Olga Guzella, no tempo do Colégio era Olga hORVATH Sou das mais antigas. Entrei para o Colégio, no ano de 1943, aos 07anos e saí no ano de + ou -, 1953.Não tenho palavras para agradecer minha formação , estou hoje com 83 anos e deixo meu e-mail, para eventualmente encontrar alguém do meu tempo.. ohguzella@g mail.com
    Agradeço do fundo do coração e fico no aguardo de alguma motícia.

  17. Também estudei no Colegio São José a Diretora era Mère Otavie sai no ano de 1957

  18. Nanete Locoselli |

    Também estudei no Colegio São José a Diretora era Mère Otavie sai no ano de 1957 Terminando o Curso de Secretariado

  19. INIS COSTA DE LA CRUZ |

    FUI ALUNA DO CURSO GINASIAL DE 1946 A 1950 E GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM ALGUMA COLEGA DESSA ÉPOCA … O MEU NOME DE SOLTEIRA ERA INIS COSTA E COMO SOU DE FAMÍLIA EVANGÉLICA, FIQUEI MAIS CONHECIDA, POIS COMO AS IRMÃS GÊMEAS, LIA E RAQUEL QUE ERAM JUDIAS, NÃO PARTICIPÁVAMOS DAS CERIMÔNIAS RELIGIOSAS …ESTOU COM 86 ANOS E ATUALMENTE RESIDO EM RIBEIRÃO PRETO, NO INTERIOR DE SÃO PAULO…ESTOU NO FACEBOOK, ONDE USO O NOME : INISCRUZ, OK ???

  20. alda costa ferreira cardodo |

    fui aluna de 1941 a 1949 foram anos maravilhosos fui escolhida pela classe a intrepretar 1 cancao 1942 as irmas carinhosas nao esqueci seus ensinamentos hoje sou cirurgia dentista pela usp e advogada

  21. Maria Inês |

    Olá, bom dia!
    Eu e minhas primas estamos organizando a história da família e minha avó, estudou no colégio são josé da rua da glória. Saberiam me informar aonde encontrar documentos das antigas alunas para a nossa pesquisa?
    Obrigada!

  22. Maria Carmela Corrado |

    Fortunadamente, estudei nesse colégio de 1959 até 1970, quando terminei o Curso Clássico. Tempos felizes!! Agradeço a cada uma daquelas pessoas que fazem parte de minha história.

  23. Estou começando a pesquisar sobre a escola para um projeto de ilustração e história do bairro da Liberdade, usando meus anos no Colégio São José como pano de fundo em algumas passagens, eu sei que a maioria tem memorias super afetivas sobre a escola, mas às minhas memórias são na sua maioria sobre como a escola era mal-assombrada. Mais alguém escutou histórias assim?
    Por exemplo, uma das histórias que eu sempre escutei foi de a escola era um hospital ( e sim eu cheguei a ver as camas de hospital no quarto das irmãs). E a escola foi sim um hospital. Outra história era de que ali era um cemitério e sim, o entorno da escola foi um dos primeiros cemitérios de SP, tendo em sua maioria pessoas escravizadas e detalhe muito importante, essas pessoas continuam enterradas ali, somente as lápides foram retiradas.
    Meu objetivo é contar a história dessas pessoas esquecidas e de outros imigrantes asiáticos que sempre viveram e estudaram na escola. Apesar do bairro da Liberdade levar o nome de ser um bairro japonês, para quem vive aqui sabe que isso é uma falácia.
    meu contato: [email protected]
    ps: só pra instigar a memória, quem lembra do hino da escola?
    “Este hino que alegres cantamos, és um hino de amor e de fé…
    ….das alunas do pai São José…”

  24. Wilton Rodrigues |

    Tenho um álbum da formatura das Bacharelandas de 1946. Da minha sogra, Yara, que faleceu. Está em perfeito estado. alguém se interessa?

  25. OSTIDIA DE FREITAS GIACOMINI |

    Fui aluna do EXTERNATO SÃO JOSÉ nos anos de 1967 em diante gostaris de ver fotos cpm minha colegas de clase fesse ano

  26. BOm dia!

    Fui aluna do Colégio São José quando a diretora era a irmã Iara e minha Mestra do curso de Magistério era a irmã Metildes.
    SAudades dessa época!!!!
    Ocorre que preciso de uma declareção do colégio, pode ser enviada por email, com assinatura reconhecida onde declara qual é a nota para aprovação para validação do diploma . Naa Minha época acho que era 5,0 ou 6,0 a média das matéria.
    Minha data de formatura é 10/12/1980, meu nome na época era Maria da Penha Ayres Bresciani.
    Meu e-mail é [email protected].

    Um abraço com carinho,

    Maria da Penha

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.