São Paulo – Antigo Hotel Excelsior e Cine Ipiranga


Imagem: Matheus Bianezzi

O Antigo Hotel Excelsior e o Cine Ipiranga, em São Paulo-SP, são um hotel de 200 quartos e um cinema de 2000 lugares interligados por uma grande área de acesso.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Antigo Hotel Excelsior e Cine Ipiranga
Localização: Av. Ipiranga, nº 770 e 786 – São Paulo-SP
Número do Processo: Processo 33186/95
Resolução de Tombamento: Resolução SC 24, de 12/05/2014
Publicação do Diário Oficial: D.O.E. de 14/05/2014, p. 37

Descrição: Em um terreno relativamente pequeno, localizado à época em zona nobre da área central da cidade foi projetado um edifício de programa complexo – um hotel de 200 quartos e um cinema de 2000 lugares interligados por uma grande área de acesso aos dois.
Estruturalmente o projeto realizou um grande esforço no sentido de permitir a sobreposição da torre de apartamentos sobre a sala de espetáculos sem interferência do apoio da estrutura no espaço. Vigas de grandes dimensões exercem a transição de modo a evitar colunas na sala de cinema.
A sala de cinema é composta por uma platéia e dois balcões antecedidos por amplo saguão com escadas grandiosas. Luminárias guarda-corpos, revestimentos vinculam-se à linguagem ao mesmo tempo de linhas simples, mas elegantes que a associação de arquitetura moderna, com um programa sofisticado e contemporâneo, vivendo o cinema um período de grande sucesso. São linhas geométricas, curvas sinuosas, revestimentos de mármore, luminárias e corrimãos metálicos.
Na fachada predomina a ortogonalidade dividida em segmentos que se harmonizam entre si. Na torre predomina uma faixa com grelha de padrão quadrado em que se encaixam os balcões dos quartos, sobre esta, mais recuada a torre dos quartos sem balcão encimada por um terraço coberto. Sob a grelha dos balcões, um reticulado de mesma base é preenchido por janelas, envoltas por elementos vazados cerâmicos em segmento que corresponde ao restaurante do hotel. Uma grande marquise ladeada por dois elementos verticais divide esse trecho do pavimento térreo marcado por uma seqüência de colunas de ordem gigante de acesso ao prédio pela Avenida Ipiranga.
O Cine Ipiranga (1941) faz parte do conjunto de salas de espetáculo projetadas pelo arquiteto, iniciado com o Ufa-Palace, “cujo reconhecimento pelos princípios aplicados à acústica, lhe rendeu diversos outros projetos de cinemas: Cine Universo (1936), o Cine Art-Palácio de Recife (1937) e o Teatro Cultura Artística (1942). Seus projetos foram, na ocasião, publicados com destaque em revistas especializadas”.
Enorme sala com três níveis de plateias é antecedida por saguão com esquema de circulação com passagem e escada bipartida de acesso ao espaço da platéia em seu ponto médio com grande efeito no espaço. Os balcões superiores têm acesso por escada simples, funcional.
Detalhes ornamentais, luminárias, painéis são elementos que marcam momento de grande importância das salas de cinema, situadas em espaços grandiosos e cenográficos. Embora seja nítido o apuro nos detalhes e estes possam ser vinculados à estética divulgada na própria produção cinematográfica hollywoodiana dos anos 1940, esses elementos pertencem a uma ordem geometrizada, de linhas puras que estará presente em toda a produção do arquiteto.
Fonte: Fonte Arq. Adda Ungaretti / Processo de Tombamento.

CONPRESP  – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído:
Antigo Cine Ipiranga
Localização: Av. Ipiranga, nº 770 e 786 – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 09/2009

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia Cine
wikipedia Hotel
arquidaily


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.