São Paulo – Caminho Histórico Glória-Lavapés


Imagem: Google Street View

O Conjunto das Ruas da Glória e do Lavapés, no Bairro da Liberdade, em São Paulo-SP, representa o caminho percorrido por tropeiros antes das ferrovias.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Caminho Histórico Glória-Lavapés
Localização: Ruas da Glória e do Lavapés – Liberdade – São Paulo-SP
Processo de Tombamento: Processo n° 2007-0.178.658-9
Resolução de Tombamento: Resolução Conpresp n° 25/2018

Descrição: A determinação inclui 23 casarios, edifícios e casas operárias do entorno, entre os quais estão o antigo prédio da associação Lega Italica e a atual do 1º Distrito Policial (Sé). Apenas o 1º Distrito Policial (Sé) foi tombado em sua integridade. Os demais imóveis são obrigados a preservar apenas suas características arquitetônicas externas.
O traçado e a geografia dessas ruas são testemunhos do processo de urbanização da cidade e da sua paisagem cultural, e incluem uma dimensão sócio-cultural da história, do cotidiano e da paisagem local, para além dos aspectos da arquitetura em si. O tombamento inclui ainda os remanescentes da encosta do Antigo Morro do Piolho, considerado um mirante natural da várzea do Rio Tamanduateí, enquanto lugar de interesse paisagístico e ambiental.
Fonte: Conpresp.

Descrição: As áreas identificadas no IGEPAC-Liberdade a serem preservadas incluem uma dimensão sócio-cultural da história, do cotidiano e da paisagem local, para além dos aspectos da arquitetura em si. Os caminhos históricos da cidade de São Paulo, seu traçado e geografia, são testemunhos do processo de urbanização da cidade e da sua paisagem cultural. Esses caminhos são lugares a serem requalificados por concentrar importantes elementos físicos e culturais da identidade paulistana.
O caminho que parte do centro da cidade em direção a Santos, a partir da Rua da Glória, Rua do Lavapés, e depois segue em direção ao Ipiranga e à Serra do Mar, era utilizado por tropeiros antes da instalação da ferrovia. Nas margens desse caminho, nomeado pelo IGEPAC-Liberdade como “Caminho Histórico Glória-Lavapés”, existe uma urbanização particular, composta por casario, casas operárias, galpões industriais, estruturada a partir dessa via ou eixo que perpassa as seguintes quadras e ele adjacentes:

* Setor 004, Quadras: 043, 044, 052, 060, 067, 068.
* Setor 005, Quadras: 019, 058, 062, 063, 069, 070, 071, 072, 073.
* Setor 033, Quadras: 023, 024, 037, 040.
* Setor 034, Quadras: 001, 002, 003.

A salvaguarda do caminho histórico e de conjuntos e exemplares arquitetônicos representativos do processo de formação desta área no bairro da Liberdade e Cambuci desempenhará papel fundamental como elemento de permanência e de estruturação da memória daquela área urbana em processo de transformação.
Fonte: D.O.M.

CONJUNTO:
São Paulo – Antigo Morro do Piolho
São Paulo – Antigo Prédio da associação Lega Italica
São Paulo – Sede do 1º Distrito Policial
Entre outros…

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
D.O.M.


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.