São Paulo – Chácara Lane


Imagem: Sandra Schmitt Soster

A Chácara Lane, em São Paulo-SP, foi construída no fim do séc. XIX com 16 mil m² pelo missionário presbiteriano norte-americano George Chamberlain para abrigar a Escola Americana.

CONPRESP  – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: 
Chácara Lane
Localização: Rua da Consolação, nº 1024 – Ipiranga – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 25/2004

Descrição: Considerando ser um remanescente de antiga chácara paulistana que ainda conserva densa massa de vegetação arbórea e solo permeável, localizados em área urbana central carente de vegetação, e que por isso desempenham importante papel no sistema ecológico local;
Considerando ser o imóvel um exemplar arquitetônico incomum na região, totalmente preservado, representativo da arquitetura eclética residencial de chácaras do final do século XIX e início do XX, que pertenceu ao reverendo Chamberlain e depois à Família Lane, que deu origem ao nome da Chácara; e
Considerando ser o imóvel uma importante referência para a história da formação do bairro da Consolação, e na constituição da paisagem da Rua da Consolação, que testemunha uma época da história da urbanização e da produção arquitetônica da cidade.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Construído no fim do século 19, o casarão de 16 mil m² pertenceu, inicialmente, ao missionário presbiteriano norte-americano George Chamberlain e sua mulher, Mary Annesley, que fundaram lá a Escola Americana. Em 1906, foi adquirido pelo médico também estadunidense Lauriston Job Lane.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.