São Paulo do Potengi – Residência do Monsenhor Expedito Sobral de


A Residência do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, em São Paulo do Potengi, foi tombada pela Fundação José Augusto por sua importância cultural para o Estado do Rio Grande do Norte.

Governo do Rio Grande do Norte
FJA – Fundação José Augusto
Nome Atribuído: Residência do Mons. Expedito Sobral de Medeiros
Localização: São Paulo do Potengi-RN
Data de Tombamento: 12/09/2000

Histórico do município: No final do século XIX, a margem direita do rio Potengi, localizava-se pequena povoação de São Paulo, pertencente ao Município de Macaíba e dedicada a lavoura e a criação de gado.
Em 1909, o comerciante e fazendeiro Bento Urbano de Araújo, temendo as enchentes que ameaçavam inundar o Povoado de Juremal, situado à margem esquerda do Potengi, onde residia, resolveu mudar-se para o aglomerado de São Paulo, construiu armazéns, incentivou a feira e motivou os amigos no sentido de que para ali também se transferissem.
Foi a parti do espírito empreendedor de Bento Urbano que o município de São Paulo do Potengi se desenvolveu, ele construiu armazéns, instalou-se e começou a participar efetivamente do desenvolveu da localidade, trabalhou na implantação da feira livre, incentivou os amigos e vizinhos a se mudarem. Através do trabalho empreendedor de Bento Urbano que a povoação se desenvolveu.
Reconhecido o desenvolvimento do núcleo urbano, presente a partir de 1912, o povoado de São Paulo foi logo elevado à condição de Distrito, com o nome de São Paulo do Potengi, fusão dos nomes do Padroeiro da Cidade com o do rio Potengi.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *