São Paulo – E. E. Dom Pedro II


Imagem: Condephaat

A E. E. Dom Pedro II, em São Paulo-SP, foi construída em 1919, com planta simétrica e 2 pavimentos. Projeto de autoria de Ramos de Azevedo.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: E.E. Dom Pedro II
Localização: R. Marta, nº 33 – Barra Funda – São Paulo-SP
Número do Processo: 24929/1986
Resolução de Tombamento: Resolução SC 60, de 21/07/2010
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, 11/11/2010, p. 112 a 114
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 377, p. 103 a 110, 05/09/2011
Código da Secretaria Estadual de Educação: 00.45.101

Descrição: Foi construído no ano de 1919, planta simétrica básica de Campinas século XIX, fachadas diferenciadas com 2 pavimentos autoria de Ramos De Azevedo.
Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.
Fonte: Silvia Wolff.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Escolas da Primeira República
Localização: São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 29/14

Descrição: O significado cultural, histórico e arquitetônico, aliados ao caráter inovador e modelar expresso pelo conjunto de edificações escolares públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930;
A representatividade deste conjunto em relação às políticas públicas educacionais que, naquele momento, reconheceram como inerente ao papel do Estado prover as comunidades de ensino básico, dito primário, e de formar professores bem preparados para tal função;
A representatividade deste conjunto em relação às políticas de construção de obras públicas que se estruturaram racionalmente para, dentre outras construções, instalar maciçamente em edificações adequadas seu programa pedagógico por todo o interior e capital do Estado;
A qualidade arquitetônica desse conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, mas adequada;
Por uma linguagem que simplificou estilisticamente os atributos clássicos acadêmicos do século XIX e por uma organização espacial que, concebida primordialmente através de projetos arquitetônicos padronizados, limitou-se a distribuir salas de aulas ao longo de eixos de circulação em plantas simétricas que incorporaram os preceitos de higiene, insolação e ventilação preconizados pela ciência da construção civil daquele momento;
E pela relevância de cada edifício em sua relação com os municípios de diferentes configurações urbanas em que estão localizados.
Fonte: Processo de Tombamento.

CONJUNTO:
São Paulo – Escolas da Primeira República
São Paulo – Escolas construídas pelo Governo (1890-1930)

FOTOS:

 


3 comments

  1. Sou professora da rede pública estadual e estou fazendo uma pesquisa histórica do bairro de Barra Funda, trabalhei na EE Pedro II até abril de 2019 e este ano completa 100 anos. Moro atualmente, na Rua Dona Elisa, que fica atrás da Pedro II, desde dezembro de 2018. Por meio de um motorista de táxi, fiquei sabendo que a Rua Marta, onde está localizado a EE Pedro II que foi tombado em 2010. A Ruas Margarida e Dona Elisa, ambas travessas da Rua Marta. Olga, Marta e Margarida foram irmãs que viveram na Barra Funda e dona Elisa foi a genitora. Como confirmar isso? Já dei buscas nas redes sociais.Tem algum material e publicação como ter como fonte?

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa tarde,
      Infelizmente, não sabemos informar sobre esses dados familiares.
      Você pode solicitar maiores informações para os órgãos de preservação:

      Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat)
      Site
      Bens tombados
      Contato via Ouvidoria do Estado

      Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp)
      Bens tombados
      E-mail: [email protected]
      Telefone: 0800 011 0156

      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. Equipe iPatrimônio,

    Hoje, dia 19/07/2019, encerro a minha participação na “Oficina sobre processos de criação narrativa.(In)cômodos do Bairro – lugar, sombra e fabulação”,promovido pela https://acasatombada.com.br/sobre/ Estou amando porque estou trabalhando na pesquisa e memória do bairro Barra Funda.Uma das professoras, me deu a sugestão de procurar na Igreja São Geraldo, que terá em seu registros de casamentos, batizados, a história das irmãs: Martha (onde está localizado a EE Pedro II), Rua Margarida (onde está a Casa Museu Mário de Andrade, residência do escritor modernista de 1921 a 1945), Olga (Al. Olga quef az esquina com a Dona Elisa) Rua onde moro desde dezembro/2018.

    Em novembro de 2019, vamos comemorar a festividade dos 100 anos, gostaríamos de entregar o convite pessoalmente para o atual Diretor e Coordenador de Patrimônio Histórico. tem que ser logo, porque será impresso em final de agosto. Pode ser?
    Grata pela atenção.
    Neide A. de Oliveira, Professora

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.