São Paulo – E. E. Rodrigues Alves


Imagem: Google Street View

A E. E. Rodrigues Alves, em São Paulo-SP, foi projetada por Ramos de Azevedo e suas obras foram concluídas em 1919. Edifício de dois pavimentos, em estilo eclético.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: 
E.E. Rodrigues Alves
Localização: Av. Paulista, nº 227 – São Paulo-SP
Número do Processo: 22106/82
Resolução de Tombamento: Resolução 21, de 10/04/1985
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 11/04/1985, p. 08
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 236, p. 64, 20/01/1987

Descrição: O Grupo Escolar da Avenida funcionava precariamente em um casarão, alugado e adaptado para este uso, na esquina da Rua Pamplona com a Avenida Paulista. Esta prática, comum no início da implantação da rede oficial de ensino paulista, implicava em um número de vagas sempre limitado. Com a nova política de disseminação da instrução elementar, adotada pelo Estado de São Paulo durante a Primeira República, foi aberta a concorrência pública durante o governo de Altino Arantes, visando a compra de terreno para a construção do “Grupo Escolar Rodrigues Alves”. Projetada por Ramos de Azevedo, as obras da escola foram concluídas em 1919. O edifício possui dois pavimentos, em estilo eclético, com elementos neoclássicos. A configuração inicial da implantação do edifício sofreu algumas alterações com a perda de grande parte do jardim fronteiro e a construção de um galpão em sua parte posterior.
Fonte: Silvia Wolff.

CONPRESP  – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído:
Antigo Grupo Escolar Rodrigues Alves
Localização: Av. Paulista, nº 227 – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 05/91

FOTOS:

ÁREA ENVOLTÓRIA

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia


2 comments

  1. Manuel Fernandes da |

    Estudei no então Grupo Escolar Rodrigues Alves, nos anos de 1960 a 1963. Quando comecei a estudar ali morava na Alameda Jaú a poucas quadras de lá e fazia o percurso a pé. Em 1961 mudei-me para a Rua Tamandaré, no bairro de Liberdade, sendo necessário ir de condução. As vezes ia a pé através de uma passagem suspensa (ponte móvel) que havia sobre um córrego onde hoje está situada a Avenida 23 de Maio, essa passagem ficava entre as Ruas Vergueiro e Martiniano de Carvalho. Ainda guardo os diplomas da 4a. e 5a. Serie, esta na época substituía o antigo exame de admissão. Preferi estudar em vez de fazer o exame, porque gostava. Me lembro com carinho das professores que tive, especialmente de Da. Dalila, que me deu o primeiro livro.

  2. marcelo nascimento |

    estudei no rodrigues alves entre 1982 a 1986, ja no anexo novo…..tempo muito bom.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.