São Paulo – Edifício Bretagne


Imagem: Google Street View

O Edifício Bretagne, em São Paulo-SP, foi tombado por sua importância cultural.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome Atribuído: Imóvel à Av. Higienópolis, nº 938
Localização: Av. Higienópolis, nº 938 – São Paulo-SP
Processo de Tombamento: Processo de Tombamento n° 72974/28
Resolução de Tombamento: Decreto de Tombamento n° SC-49, de 19/12/2019 – publicada no DOE de 21/12/2019, p. 95

Descrição: O percurso pelo conjunto de bens arquitetônicos e urbanísticos de Higienópolis é formado por habitações remanescentes dos modos de morar no bairro desde a sua origem até meados do século XX e por logradouro público, localizados nas Avenidas Higienópolis ou Angélica.
O bairro de Higienópolis resulta de loteamento implantado em 1895 e teve papel de destaque no processo de parcelamento do cinturão de chácaras localizadas nas áreas adjacentes ao centro histórico da cidade de São Paulo.
O percurso pelos bens arquitetônicos, urbanísticos e território preservados expressam em sua inter-relação, os modos de morar das elites paulistanas na primeira metade do século XX, a qual, na virada do século XIX para XX, habitava novos tipos residenciais baseados em concepções europeias. Este roteiro ilustra também o início da verticalização de prédios habitacionais em São Paulo, edifícios construídos por e para essas mesmas classes sociais a partir da década de 1930.
O conjunto edificado alude deste modo às mudanças nos hábitos de morar, agenciamentos dos espaços e linguagens arquitetônicas na cidade, contendo desde exemplares de feição eclética e acadêmica, até prédios residenciais de apartamento, pioneiros e protagonistas da arquitetura moderna em São Paulo.
Fonte: Condephaat.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Edifício Bretagne
Localização: Av. Higienópolis, nº 938 – Higienópolis – São Paulo
Resolução de Tombamento: Resolução 03/95

Descrição: O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP, em sua reunião de 25 de maio de 1995 resolveu, nos termos e para os fins da Lei no
10.032/85, com as alterações introduzidas pela Lei no 10.236/86, tombar o imóvel situado à Avenida Higienópolis, 938, denominado EDIFÍCIO BRETAGNE, em nível de preservação P2, destacando-se os seguintes elementos a serem preservados: aparência externa do edifício, áreas comuns (vestíbulos, salões, escadarias, halls de distribuição), bem como o mobiliário e decoração das áreas comuns. A área envoltória para este bem será a área de seu lote, acrescido de limitação da altura dos edifícios a serem construídos em lotes lindeiros à altura máxima do Edifício Bretagne.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: O Edifício Bretagne é uma construção localizada em Higienópolis, em São Paulo, e que tem como vizinhos o Colégio Sion e o Colégio Rio Branco, inúmeros prédios residenciais e o Shopping Pátio Higienópolis. O Bretagne é um marco arquitetônico da cidade de São Paulo por sua planta em L, por seu estilo único que mistura diversas formas e cores e por ter sido um dos primeiros prédios residenciais da cidade com áreas comuns de lazer aos moradores como piscina, playground, salão de festas, restaurante, piano-bar e jardim na cobertura. O edifício foi projetado pelo polêmico arquiteto João Artacho Jurado e foi inaugurado em 1958. Assim como outras construções deste mesmo profissional, Bretagne recebeu inúmeras críticas de famosos arquitetos da época de sua construção, que diziam que sua arquitetura e sua decoração eram de gosto duvidoso, também tem críticas que dizem que ele mistura elementos.
Jurado justificava a implantação de tantas áreas comuns no mesmo edifício dizendo que esta era uma forma de trazer mais conforto a seus moradores e de atrair um público que estava acostumado a morar em casarões e que ainda não havia sido seduzido pela ideia de morar em prédios residenciais. Além disso, o arquiteto projetou o estacionamento do edifício com 150 vagas extras para que seus moradores pudessem aluga-las e assim custear os gastos do condomínio.
O Edifício Bretagne possuiu grande prestígio por sua beleza e localização, tendo até mesmo fila de interessados em adquirir um apartamento de sua torre. Como símbolo de seu sucesso, Bretagne foi considerado pela revista inglesa Wallpaper, um dos melhores edifícios para viver no mundo. […]
Fonte: Wikipedia.

CONJUNTO:
São Paulo – Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Higienópolis

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.