São Sebastião do Passé – Usina Cinco Rios


A Usina Cinco Rios, em São Sebastião do Passé-BA, foi fundada em 06 de novembro de 1912, recebendo os equipamentos vindos da Usina Bom Jardim, da qual fez parte.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Usina Cinco Rios
Localização: Distrito de Maracangalha – São Sebastião do Passé-BA
Processo de Tombamento: Nº 0607100020 183
Resolução de Tombamento: Nº 13.152/11, de 09/08/2011
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 100
Estado de conservação: Encontra-se em ruínas.

Descrição: A Usina Cinco Rios foi fundada em 06 de novembro de 1912, recebendo os equipamentos vindos da Usina Bom Jardim, da qual fez parte, sendo esta uma sociedade anônima fundada em 30 de outubro de 1912, tendo como um de seus proprietários, Álvaro Martins Catharino. A Cinco Rios surgiu em substituição à Usina Maracangalha com a fusão de engenhos dos arredores, dentre os quais estavam: Engenho Sincoris, Engenho Sapucaia, Engenho Cassarangongo, Engenho Paramirim e Engenho Maracangalha.
Fonte: Ipac-BA.

Descrição: Fundada em novembro de 1912, a Usina Cinco Rios recebeu equipamentos da Companhia Usina Bom Jardim, que surgiu em fusão de engenhos dos arredores, como o Sincoris, o Sapucaia, Cassarangongo, Paramirim e Maracangalha. O engenho Maracangalha já existia desde 1757 localizado na Freguesia de Nossa Senhora do Monte Recôncavo, que depois passa à São Francisco do Conde até ser transformado, posteriormente,em Usina Maracangalha, com produção de 80 toneladas, conforme registro de1898. A Usina Cinco Rios foi uma das mais bem instaladas usinas baianas de açúcar, tendo maquinário de última geração e força motriz de máquinas a vapor, inovando ao utilizar o bagaço da cana como combustível e energia elétrica. A sua história, ligada ao período açucareiro, mostra a prosperidade – quando atingiu a contratação de 1,2 mil operários – e a decadência dessa economia na Bahia. Em1972, a Usina Cinco Rios teve a maior safra de todos os tempos, produzindo açúcar de primeira qualidade apesar da decadência das demais na Bahia. Ao longo de seis administrações, a Usina fechou e reabriu várias vezes. A partir de sua instalação, o distrito de Maracangalha formou-se ao seu redor. Casas construídas pelos proprietários da fábrica acomodavam os trabalhadores, o comércio desenvolveu-se e o povoado cresceu em função da usina. A mão-de-obra empregada dividia-se entre trabalhadores rurais e da fábrica.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Ipac
Estações ferroviárias


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.