Sapé – Conjunto Usina Santa Helena


O Conjunto Usina Santa Helena, em Sapé-PB, foi tombado por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Área onde estão situados a Casa onde viveu o Poeta Augusto dos Anjos, as Ruínas da Casa da Ama de Leite Guilhermina, a Capela de São Francisco, o Tamarineiro e Antiga Lagoa do Engenho Pau d’Arco – Usina Santa Helena – Sapé-PB
Localização: Usina Santa Helena – Sapé-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 22.080, de 03/08/2001

Histórico do município: O povoado começou com a Estação da Estrada de ferro Great-Western, a qual foi fundada em 1882. Antes dessa urbana edificação havia um sítio, na época, ocupado pela próspera localidade. Depois de fundada a Estação, o povoado foi se estendendo para leste e oeste, formando assim quase dois bairros conhecidos pelos nomes de Sapé de Baixo e Sapé do Meio, este último, assim denominado em razão de um quase bairro que estava situado mais além com o nome de Sapé de Cima. Neste último achava-se a Capela de Jesus, Maria e José ou da Sagrada Família, primeira da localidade. O povoado tal qual se o acaba de descrever, estendeu a sua parte principal para o lado de Sul deste, ultrapassando o local em que se achava situada a capela Nossa Senhora da Conceição. Esta foi edificada no ano de 1901, iniciada pelo então Sr. Manoel Antônio Fernandes e terminada pelo Sr. Simplício Coelho.

A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como EÇAPE, o que alumia o caminho, o que dá claridade. Dele se serviam para fazer fachos de iluminar as travessias noturnas. Data a criação do distrito e do município em 7 de março de 1896, com a denominação de Espírito Santo, segundo a Lei Estadual nº 40. A povoação de Cruz do Espírito Santo e a Vila de Pedras de Fogo foram transferidas para o novo município.

Em 1º de dezembro de 1925, por determinação da lei Estadual nº 627 do então Presidente do Estado da Paraíba, Doutor João Suassuna, foi criado o município de Sapé, elevado à categoria de vila. Atualmente compreende ao município, apenas o distrito de Renascença, visto que Sobrado e Riachão do Poço emanciparam-se em 1996.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO:
Sapé – Antiga Lagoa do Engenho Pau d’Arco
Sapé – Capela de São Francisco
Sapé – Casa onde viveu o Poeta Augusto dos Anjos
Sapé – Ruínas da Casa da Ama de Leite Guilhermina
Sapé – Tamarineiro

MAIS INFORMAÇÕES:
Kerollaine Oliveira do Nascimento
Orlandil de Lima Moreira


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.