Serra do Navio – Vila Serra do Navio


Imagem: Google Street View

A Vila Serra do Navio, em Serra do Navio-AP, viveu os áureos tempos da exploração do manganês.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Vila Serra do Navio
Localização: Serra do Navio-AP
Número do Processo: 1567-T-2008
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inserido em 01/2012
Livro do Tombo Histórico: Inserido em 01/2012
Livro do Tombo Belas Artes:
Inserido em 01/2012

Descrição: A Vila Serra do Navio – localizada no município de Água Branca do Amapari, no Amapá – que viveu os áureos tempos da exploração do manganês, foi tombada como Patrimônio Cultural do Brasil, em abril de 2010. Durante 10 anos, o Iphan trabalhou na investigação histórica, com levantamentos fotográficos e arquitetônicos referentes à Vila, sua implantação, instalações e edificações, levando em consideração seus valores paisagísticos, históricos e artísticos.
Mesmo com as transformações sofridas pela falta de conservação e por intervenções inadequadas, a Vila mantém as características originais que a distinguem na história da ocupação da Região Norte, na arquitetura e no urbanismo brasileiros. A proposta de tombamento foi debatida com os moradores, com foco na recuperação da memória social local e na busca de soluções adequadas para resgatar as características que fazem da Vila uma cidade absolutamente singular.
Apesar do desastre ambiental e social causado pela empresa Indústria e Comércio de Minério (Icomi), com a extração do minério  – a contaminação do terreno e dos lençóis freáticos, igarapés e águas subterrâneas, por ferro, arsênio e manganês – o desafio de implantar uma cidade com as características da Vila Serra do Navio, no meio da Floresta Amazônica, levou à criação de um verdadeiro monumento da arquitetura e do urbanismo, onde as soluções propostas pela corrente modernista dialogam e interagem com as soluções construtivas locais, com o clima e a vegetação e, principalmente, com a cultura do lugar.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
archdaily
wikipedia


2 comments

  1. Antônio Augusto Gonçalves de Castro |

    Morei em serra do navio de 1984 a 1987 muitas saudades , sou de Belo Horizonte MG

  2. Wilson Scarpelli |

    Por favor, inclua meu email no comentário que acabei de escrever, comentando os absurdos que li no texto sobre Serra do Navio. Estou querendo mesmo que alguém me contate para eu explicar direitinho Sou geólogo e conheço bem a área, onde morei por muito tempo.
    Wilson Scarpelli
    [email protected]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *