Serra Negra do Norte – Imóvel à R. D. José Delgado


O Imóvel à R. D. José Delgado, em Serra Negra do Norte, foi tombado pela Fundação José Augusto por sua importância cultural para o Estado do Rio Grande do Norte.

Governo do Rio Grande do Norte
FJA – Fundação José Augusto
Nome Atribuído: Imóvel na Rua Dom José Delgado
Localização: R. D. José Delgado – Serra Negra do Norte-RN
Data de Tombamento: 09/09/2006

Histórico do município: Uma sesmaria com grande extensão territorial foi dada ao Capitão Francisco de Oliveira Toledo. Na divisão da imensa faixa de terra, a área localizada do sul da ribeira do rio Apodi e nas vizinhanças do riacho do Peixe ficou nas mãos de João de Freitas da Cunha, que, por sua vez, deixou tudo a título de herança para Domingos Freitas da Cunha, seu irmão.
Posteriormente, o novo herdeiro vendeu as terras para Manoel Barbosa de Freitas que implantou uma fazenda na localidade. Mas a povoação só foi de fato iniciada quando Manoel Barbosa de Freitas doou a fazenda para seu sobrinho Manoel Pereira Monteiro.
Em 1735, foi erguida a capela de Nossa Senhora do Ó por iniciativa de Manoel Pereira e seus filhos. Na época, já era acentuada a movimentação nas margens do rio Espinharas, ocasionando o crescimento do núcleo populacional da localidade de Serra Negra. Este nome refere-se a impressão dada pela espessa vegetação primitiva na área, muito escura e ensejando um contorno serrano.
Foi nesse período de crescimento da fazenda e de organização populacional que o famoso Francisco Solteirão, filho de Manoel Pereira, conhecido por sua religiosidade, decidiu transferir todo o patrimônio construído com muito trabalho ao longo dos anos para o domínio da igreja.
Em 03 de agosto de 1874, Serra Negra do Norte desmembrou-se de Caicó e tornou-se município do Rio Grande do Norte, sendo instalado no dia 21 de maio do ano seguinte. Serra Negra teve sua sede administrativa transferida para São João do Sabugi em 27 de maio de 1932, voltou à sua localização histórica no dia 13 de dezembro de 1935 e adquiriu foros de cidade em 29 de março de 1938.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Lendas: No decorrer da história, a cidade recebeu duas denominações e, para cada uma, os pesquisadores atribuíram uma hipótese significativa.
1. Serra Negra – Os primeiros batedores ao chegarem em nossa região e observarem a vegetação serrana, denotaram a cor bastante escura, por esta razão dar-se-á este nome.
2. Serra da Negra – Fala-se que, entre os colonos trazidos por Manoel Pereira Monteiro, havia uma negra mestiça, nômade, que fugiu em direção à serra e lá residiu com seus descendentes, até que um dia foi surpreendida e atacada por um animal, possivelmente uma onça, espécie característica da região na época. Parte desta versão foi relatada com base em fragmentos de um nota de Antônio Gomes Monteiro em posse de Leandro Clementino de Faria, estes dois, ascendente de famílias tradicionais que preconizaram a história de fundação do município.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *