Sorocaba – Abrigo de Bondes


Imagem: Prefeitura Municipal

O Abrigo de Bondes de Sorocaba foi construído na década de 1940, em estilo art-déco, como ponto de espera e guichê dos bondes elétricos.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Abrigo de Bondes
Localização:Praça Nove de Julho – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 2.412/1998
Resolução de Tombamento: Decreto nº 16.690/2009

Descrição: Construído na década de 1940, em estilo art-déco, servia de ponto de espera e guichê aos passageiros dos bondes elétricos. Os bondes circularam em Sorocaba de 1915 até 1959. A antiga linha principiava na Praça Nove de Julho, passando pelas ruas Moreira César, da Penha, Padre Luís, São Bento, da Ponte (Quinze de Novembro), praça Artur Fajardo, Souza Pereira, até a antiga Rua dos Morros, atual Nogueira Padilha. Os bondes elétricos pertenciam à São Paulo Eletric Company (SPEC) e, a partir de 1951, passaram a ser administrados pela Prefeitura de Sorocaba. O local também já foi utilizado como banheiro público. Atualmente, encontra-se fechado e sem uso.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: A Antiga Estação de Bonde fica localizada na Praça Nove de Julho (antigo Largo da Independência), no cruzamento das avenidas Eugênio Salerno, Moreira César e General Carneiro.
A Estação foi construída no começo do século 20, servindo de ponto de espera e guichê aos passageiros de bondes elétricos.
Os bondes circularam em Sorocaba de 30 de dezembro de 1915 a 29 de fevereiro de 1959, servindo os bairros da Vila Hortência, Centro até a Praça Nove de Julho, prologando-se, posteriormente, para outros locais como Jardim Vera Cruz. Os bondes elétricos pertenciam à São Paulo Eletric Company (SPEC) e, a partir 1951 passaram a ser administrados pela Prefeitura de Sorocaba.
A antiga linha principiava na Praça Nove de Julho, passava pelas ruas Moreira Cesar, da Penha, Padre Luis, São Bento, da Ponte (Quinze de Novembro), Praça Artur Fajardo, Souza Pereira e Nogueira Padilha (Rua dos Morros).
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Fotos históricas


2 comments

  1. Douglas Gomes |

    Estranho dois locais, próximos com a mesma denominação, com todo respeito a essa informação, mas me parece não ser a correta. Havia também o Largo D,Pedro II, que desapareceu, era nos entroncamentos das ruas São Bento, XV de Novembro e Barão do Rio Branco, em frente ao prédio da P III. Era uma “ilhota que dividia o trânsito da “mão direita do da esquerda”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *