Sorocaba – Associação Sorocabana de Amparo aos Cegos


Imagem: Google Street View

A Associação Sorocabana de Amparo aos Cegos é um edifico da década de 30, com estilo clássico tradicional de residências urbanas da época.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Associação Sorocabana de Amparo aos Cegos
Localização:R. Sete de Setembro, nº 344 – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 1.364/1996
Resolução de Tombamento: Decreto nº 9.930/1996
Descrição: Edifico da década de 30, com estilo clássico tradicional de residências urbanas da época. Construído em alvenaria de tijolos maciços e revestido com argamassa, possui grandes aberturas, típicas da época, para iluminação e ventilação naturais. Sua cobertura conta com estrutura de madeira, telhas de barro tipo francesas e forro interno de madeira laminada. Já passou por várias intervenções para se adaptar às necessidades dos deficientes visuais da ASAC (Associação Sorocabana de Amparo aos Cegos) que alí tem sua sede. O edifício pertence ao governo federal que o cedeu em comodato para a ASAC pelos relevantes serviços prestados em favor dos deficientes Visuais.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: O imóvel possui sua construção datada da década entre as décadas de 30 e 40, sendo que em 1945 o prédio passou a incorporar o Patrimônio da União da Fazenda nacional, adquirindo-o em virtude de uma adjudicação*. A ação foi julgada pelo Juiz de direito da Comarca, nos autos de arrecadação dos bens deixados pela Senhora Umbelina da Fonseca Nielsen.
Sua arquitetura é, provavelmente, de influência inglesa, por possuir detalhes frontais do telhado em forma de mansarda, com vão de ventilação aparente, “quebra” da cumeeira em pequena terceira água, característica essa, bem típica ao estilo inglês e também ao estilo normando. Além de colunas metálicas e redondas na fachada frontal.
A casa possui dez cômodos com forro, além de janelas e portas em madeira. O imóvel também possuía, originalmente, muros que compunham a fachada, porém estes foram removidos e trocados por grades e portão em ferro. Essa medida ocorreu antes de seu processo de estudo de tombamento ser iniciado e seu decreto determinado.
O imóvel recebeu em 1996 a Resolução deliberativa do CMDP de nº 34, opinando favoravelmente por seu tombamento em GP-2.
Atualmente o espaço é cedido para a Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais que Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais, que tem por objetivo habilitar e reabilitar o deficiente visual, através de treinamentos específicos, proporcionando conhecimentos para o desempenho de diferentes tarefas.
* No âmbito imobiliário, adjudicação é o processo no qual se estabelece que a propriedade de um bem imóvel se transfere de seu primitivo dono (o transmitente) para o adquirente (o credor), que a partir de então assume sobre ele todos os direitos de domínio e posse inerente a toda e qualquer concessão de bens (alienação).
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Fotos históricas


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *