Sorocaba – Catedral Metropolitana


Imagem: Prefeitura Municipal

A Catedral Metropolitana de Sorocaba foi construída, em 1783, no local de uma antiga de taipa construída a mando de Baltazar Fernandes.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Catedral Metropolitanade Sorocaba
Localização:Praça Cel. Fernando Prestes – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 10.926/1997
Resolução de Tombamento: Decreto nº 15.786/2007
Descrição: No mesmo local de uma antiga de taipa construída a mando de Baltazar Fernandes, foi edificada a atual igreja, inaugurada em 1783. É a segunda Matriz da cidade, sendo que a primeira é a Igreja de Sant’Ana. Seu altar principal em estilo barroco, abriga a imagem de Nossa Senhora da Ponte de 1771, vinda de Portugal. Passou por várias reformas ao longo do tempo, alterando significativamente a fachada. De 1918 a 1925, a igreja passa por modificações para tornar-se a Catedral da cidade. Em 1930 a cúpula começa a ser decorada com pinturas utilizando técnica de estêncil de autoria de Ernesto Tomazzi e, posteriormente, pinturas de Bruno de Giusti. Na década de 50, a torre é ampliada, acrescentando um módulo para instalação de um grande relógio, além de elementos neoclássicos. A fachada destaca-se pelas quatro imagens dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. Em 1975, em sua parte superior, foi inaugurado o Museu de Arte Sacra. Atualmente o Museu está fechado, mas a igreja segue em funcionamento normal.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: A Igreja Catedral de Sorocaba foi antes conhecida como a Paróquia Nossa Senhora da Ponte e é datada de 1771, quando chegou de Portugal a imagem que ocupa o trono principal.
Esta é a segunda Igreja Matriz; a primeira foi a Igreja de Santana, no Mosteiro de São Bento, que foi doada aos padres de São Bento pelo fundador da cidade, Baltazar Fernandes.
Por falta de condições financeiras, a Igreja ficou sem a torre que não pode ser construída. Em 1812 as obras foram reiniciadas, vindo de Santos vários construtores, foi uma das primeira obras em alvenaria da cidade.
Tempos depois foi colocada a abóbada e a cruz de bronze, com hastes e bandeira. Entre 1836 e 1839 reergueram suas paredes laterais.
Inaugurou-se também o relógio, que foi adquirido no Rio de Janeiro, e que está funcionando até os dias de hoje na Igreja de São Carlos Borromeu.
No século XIX o Monsenhor João Soares do Amaral fez mais uma reforma na Igreja. Neste período, a Matriz se transferiu para a Igreja de Santo Antonio, que existia no Largo do mesmo nome, hoje chamado de Nicolau Scarpa.
Em 13 de janeiro de 1924, a atual Catedral foi sagrada por Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo.
Aproximadamente em 1946 a Igreja foi novamente reformada, recebendo novos sinos, fundidos em Sorocaba, sendo um grande, um médio e dois pequenos, que repicavam em festas e celebrações. Também foi nessa ocasião que se colocou o relógio que até hoje funciona ali.
Na fachada estão os quatro Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. Também pode-se ver dois anjos, o da Salvação e o do Silêncio, ambos doações de famílias sorocabanas.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Site da instituição
Fotos históricas
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.