Sorocaba – Chácara do Moinho Velho


Imagem: Prefeitura Municipal

A Chácara do Moinho Velho foi edificada entre 1890 e 1900, em uma área de 16 mil metros quadrados, a pedido de Carlos Newison.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Chácara do Moinho Velho
Localização: R. Dr. Américo de Figueiredo, nº1613 – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº2.078/1996
Resolução de Tombamento: Decreto nº 9.938/1996
Descrição: O casarão da Chácara Moinho Velho foi edificado entre 1890 e 1900 em uma área de 16 mil metros quadrados. O imóvel foi construído por Carlos Newison, diretor de um dos primeiros bancos estrangeiros fundados em São Paulo. Todo o material para sua construção veio da Alemanha. O madeiramento, em pinho de Riga, veio de Portugal, bem como os vidros coloridos, colocados nos alpendres. Possuía luz elétrica própria, tocada pela força da roda d’água de oito metros de altura do moinho, ficando conhecido como Moinho Velho.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: Na Rua Américo Figueiredo, nº 1.613, Jardim Simus, ergue-se uma construção que difere das demais do bairro pelo seu estilo arquitetônico e também pela sua idade, pois se presume ter mais de 100 anos. Em 1º de outubro de 1996, ela foi objeto de um decreto assinado, dispondo sobre seu tombamento, considerando seu valor histórico-cultural. Segundo publicação do Jornal Cruzeiro do Sul de 04/09/1973 o imóvel foi construído por Carlos Newison, diretor de um dos primeiros bancos estrangeiros fundados em São paulo. Todo o material para sua construção veio da Alemanha. O madeiramento, todo ele em pinho de Riga, veio de Portugal, bem como os vidros coloridos, colocados nos alpendres. Possuía, à época, luz elétrica própria, tocada a força de roda d’água de oito metros de altura, que era o moinho e por isso ficou conhecido, mais tarde, como Moinho Velho. Seu proprietário, Carlos Newison, vendeu-a ao Senhor Chico Cardoso, juntamente com 13 alqueires de terra, que faziam parte da chácara. Mais tarde o Senhor Chico Cardoso vendeu a chácara ao capitão Benedito Marques Ribeiro, filho de um antigo tropeiro, que imediatamente tratou de realizar várias reformas na propriedade, dotando-a de vários melhoramentos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Fotos históricas


1 comments

  1. Parabéns… esperamos que ocorra em breve uma restauração de patrimônio tão valioso para história de Sorocaba.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *