Sorocaba – CPI e 7 BPM


Imagem: Prefeitura Municipal

O CPI e 7 BPM foi inaugurado em 1938 em grande área doada para sua construção, no Bairro do Cerrado.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: CPI 7 e BPM- Comando de Policiamento Militar e 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior
Localização: R. Bento Manoel Ribeiro, nº 209 – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 22.560/2000
Resolução de Tombamento: Decreto nº 16.561/2009
Descrição: Inaugurado em 1938 em grande área doada para sua construção, no Bairro do Cerrado. Sua fachada possui características arquitetônicas em linhas retas e simétricas, com recuo frontal ajardinado e grande proporção horizontal. Executado em alvenaria de tijolos com acabamento em argamassa, possui dois pavimentos, grandes janelas retas sem adornos, entrada centralizada em vão arqueado para passagem de veículos e pátio interno todo cimentado. Acima da entrada, existe uma pequena sacada projetada em balanço com guarda corpo em alvenaria e detalhes em balaústres. Desde sua origem teve grande participação em Operações Militares de valor histórico, como o levante em Goiás, combate aos revoltosos em 1924, socorro das vítimas da enchente de 1929 que ocorreu na cidade, participação em movimentos revolucionários de 1932, entre outros.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: Teve sua origem em 15 de janeiro de 1913, a guarda cívica da capital de são Paulo, passou a construir o 1° e o 2° corpo da guarda cívica a ser reorganizada em 12 de dezembro de 1912.
O 2° corpo da guarda cívica, mais tarde passaria a denominar-se 7° Batalhão de infantaria, dando origem posteriormente ao 7°BPM/I, pois o primeiro corpo da guarda cívica viria originar o 6° Batalhão de infantaria. Desde sua criação, esteve aquartelado no casarão do Parque D Pedro II na capital.
Desde o inicio até 14 de abril de 1927, como já dito, anteriormente, o Batalhão esteve sediado no Casarão do Parque D Pedro II; tendo nesta data se transferido com a 4° Cia, e Cia de metralhadora para o prédio da Rua Major Jose Bento, 132, no Cambuci, na capital.
Em 16 de Dezembro de 1932, após a Revolução Constitucionalista, o 7° Batalhão foi transferido para a cidade de Itapetininga, na Rua Gal Carneiro, 196, prédio do D.E.R, e em 20 de Novembro de 1935, mudou-se de Itapetininga para Sorocaba, tendo o Batalhão se instalado no prédio da chácara Trujilo, de propriedade do Sr Alberto Trujilo, ai permanecendo ate o ano de 1938.
Por Doação de uma área de grandes proporções feita pelo Sr Caetano Soares Martins, de uma família tradicional Sorocabana, foi construído e inaugurado um prédio novo e apropriado para o então 7° Batalhão de Infantaria, tendo a unidade ocupada imediatamente as instalações á Rua Bento Manoel Ribeiro, 209, Bairro do Cerrado, sendo sua inauguração oficial em 05 de outubro de 1938.
Feitos com tijolos com argamassa de alvenaria, o prédio principal afastado da calçada á Rua São Bento Manoel Ribeiro, 209, bairro do cerrado em Sorocaba, com um jardim em frente, prédio com dois pavimentos, com uma entrada bem ao meio com cerca de 4 m de altura o primeiro pavimento,com janelas largas e em linhas retas tanto na frente como atrás no primeiro e no segundo pavimento; há uma sacada com pequenas colunas e duas largas portas em linhas retas dando acesso á sacada; havendo tanto para a direita como para esquerda cerca de 11 janelas de cada lado; do primeiro para o segundo pavimento há uma escada larga, de madeira torneada e envernizada em bom estado de conservação; a fachada é toda construída em linhas arquitetônicas retas sem rococós ou colunas. Entrando pela passagem central do térreo do prédio principal, chega se a um pátio interno, todo cimentado, circulando por construções de um pavimento, também em linhas retas de tijolos e argamassas de alvenaria, toda área é arborizada e bem cuidada, com galerias de águas pluviais.
Desde sua origem na capital e depois mudando para o interior o 7° BPM/I, participou de inúmeras Operações Militares de real valor e significação histórica, tais como, a participação do levante em Goiás, que sob a orientação do Cel Pedro Dias de Campos, deu combate aos revoltantosos em 1924; por ocasião das enchentes de 19 de janeiro de 1929, uma das maiores já vistas em Sorocaba, o batalhão se desdobrou no emprego de tropas em socorro das vitimas e policiamento da área afetada; participou efetivamente do movimento revolucionário em 1932, tendo combatido em várias cidades do interior; conta-se com pesquisas de fontes fidedignas que 0 primeiro e segundo corpo da guarda cívica da capital estiveram em Sorocaba e região, por volta de 1918 no combate da praga e gafanhotos; tendo depois participado nas campanhas de combate ao Cancro cítrico e Moléstia de Chagas nos anos de 1955 a 1957. Participou em Sorocaba e região em combate e manutenção da ordem publica por ocasião de várias greves na região, principalmente na Estrada de Ferro Sorocabana, teve participação inequívoca na preservação da ordem publica por ocasião do movimento militar em 1964 em Sorocaba e região.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


2 comments

  1. Paulo Ribeiro |

    Gostaria de ter dado do ano de 1964 data em que fui aluno soldado desse batalhao

    1. Bom dia,
      Sugerimos que entre em contato diretamente com o Batalhão.
      Endereço: R. Gen. Mena Barreto, 190 – Vila Sao Caetano, Sorocaba – SP, 18055-103
      Telefone: (15) 3229-3900
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *