Sorocaba – E.E. Antonio Padilha


Imagem: Condephaat

A E. E. Antônio Padilha foi o primeiro grupo escolar de Sorocaba, inaugurado em 1896, instalado inicialmente em prédios alugados.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: E.E. Antonio Padilha
Localização: R. Prof. Toledo, nº 77 – Sorocaba-SP
Número do Processo: 24929/86
Resolução de Tombamento: Resolução 60, de 21/07/2010
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, 11/11/2010, p. 112 a 114
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 377, p. 103 a 110, 05/09/2011
Código da Secretaria Estadual de Educação: 04.15.110
Descrição: O grupo foi instalado em prédio alugado pela municipalidade, em rua central, e passou por uma reforma que melhorou bastante suas condições para abrigar esse estabelecimento de ensino.
Em 1909, consta ter sido construído prédio próprio, que fez parte de um conjunto de projetos para 4 escolas, de autoria de Manuel Sabater. Era um tipo de escola com pátio interno, já adotado anteriormente, com vários acessos, na frente, fundos e laterais.
Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.
Fonte: Silvia Wolff.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Escola Antônio Padilha
Localização:R. Cesário Mota, nº 286 – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 18.273/1995
Resolução de Tombamento: Decreto nº 9.624/1996
Descrição: O primeiro grupo escolar de Sorocaba, o Grupo Escolar Antônio Padilha, foi inaugurado em 1896, instalado inicialmente em prédios alugados. Somente em 1910 é construída a sede própria, com caráter inovador, que representava as políticas educacionais republicanas. A escola é de autoria de Manuel Sabater, possui técnica construtiva de alvenaria de tijolos, linguagem estilística simplificada da tradição clássica e aplicação de conceitos de higiene, iluminação e ventilação. Possuía ala separada para meninos e meninas. Atualmente, as dependências antigas abrigam a Diretoria Regional de Ensino, e a escola funciona em prédio novo, edificado ao lado do antigo, oferecendo ensino fundamental e médio.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: Em 1909 Manuel Sabater elaborou um projeto para 10 salas que foi implantado em alguns municípios, Tatuí, Mococa, Iguape e Sorocaba. Devido ao crescente desenvolvimento do estado de São Paulo, proporcionadas pela cultura cafeeira do inicio do século passado, começou- se a investir na instrução primária.
O usual na época era o estado comprar imóveis destinados a residências ou outros fins e adaptá-los para escola. Porém em 1910 foi aprovada a lei de n°1214 de 24 de janeiro de 1910 que autorizava o poder executivo a fazer uma operação de crédito para prover e prédios escolares a capital e os municípios do interior do estado.
A partir daí um grande numero de arquitetos passou a elaborar projetos para novos grupos escolares e imprimir uma nova identidade á produção público escolar.
O Antônio Padilha foi instalado solenemente em 1896 e funcionou preliminarmente na esquina do Boulervard Braguinha chamada então Rua Direita com a Rua Souza Pereira, antiga Rua do Comércio de Tropas.
Funcionou ali por pouco tempo, sendo depois instalado na esquina da Rua Monsenhor João Soares, antiga Rua das Flores, com a Rua Brigadeiro Tobias, chamada Rua do Teatro. Em 1903, o grupo se mudou-se novamente para outro quarteirão na mesma rua das flores onde hoje esta construído o prédio da Sociedade Médica, ficando ali ate 1911.
Em 1910, inicia-se a construção do prédio na Rua Cesário Mota, esquina com a Rua Professor Toledo. O imponente edifício construído pelo Cel. José de Barros, que era construtor na ocasião era também presidente da Câmara Municipal, foi concluído no mesmo ano, ampliando na década de 70, permanecendo nesse local ate hoje.
Esse edifício passou por uma grande reforma nos anos 70 com trocas de madeiramento, telhado e refeito instalações elétricas; mantendo- se intacta a arquitetura original. Historicamente esse prédio possui grande valor na cidade de Sorocaba, foi a primeira reforma do ensino publico da república, recém – proclamada, seu nome foi dado em função da luta do então intendente Municipal e comerciante Antônio Padilha de Camargo em instalar um grupo escolar na cidade, tendo sido tombado por decreto municipal no ano de 1996, e mais recentemente pelo CONDEPHAAT, através da notificação publicada em 2010
É uma das integrantes de conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico. Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico, dito primário, e a formação de professores bem preparados para tal função. Quanto às políticas de construção de obras públicas, são representativas pela estruturação racional de se instalar edificações adequadas ao programa pedagógico por todo o interior e capital do Estado.
Destaca-se a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica. A organização espacial era concebida incorporando preceitos e recomendações de higiene, insolação e ventilação previstos na cultura arquitetônica que vinha se firmando desde o século XIX. O programa pedagógico distribuía essencialmente salas de aulas ao longo de eixos de circulação em plantas simétricas. Aos poucos se firmaram em projetos arquitetônicos padronizados que se repetiam com pouca ou nenhuma variação em mais de um município.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO:
São Paulo – Escolas construídas pelo Governo (1890-1930)

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Centro de Referência em Educação Mario Covas
Prefeitura Municipal


2 comments

  1. NALVA PADILHA DUARTE DE SOUSA |

    Bom dia!
    Gostaria saber mais sobre o Antônio Padilha, porque meu avô
    chamava Antônio Padilha.
    Desde já agradeço.
    Nalva Padilha.

  2. Meus cumprimentos ao ipatrimonio.org pelo conteúdo divulgado de valorização à centenária e querida Escola Estadual “Antonio Padilha”, de Sorocaba-SP. Fui professor na escola entre 1994-1997 e guardo as melhores recordações. Mantenho contato com ex-alunos e recordamos dos bons tempos do “Padilhão”, como era conhecida a escola. Em março de 2023, quando completarei 30 anos na Educação Básica estadual/SP, lançarei um livro que contemplará, já de início, todos os trabalhos realizados com as turmas do ensino fundamental e do ensino médio daquele período. A todos que preservam a memória e a história, meus cumprimentos e minha admiração! (30/07/2022)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *