Sorocaba – Igreja de Santa Rita


Imagem: Google Street View

A Igreja de Santa Rita foi construída em 1931, num terreno doado por Dona Rita Mendes, onde já existia uma capelinha de 1923.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Igreja de Santa Rita
Localização: R. Bartolomeu Gusmão, nº 333 – Vila Santana – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 1.140/1995
Resolução de Tombamento: Decreto nº 9.934/1996
Descrição: A igreja foi construída em 1931, num terreno doado por Dona Rita Mendes, onde já existia uma capelinha de 1923 dedicada à Santa Rita de Cássia, onde hoje é a cantina do pastel. É uma construção de alvenaria de tijolos com características arquitetônicas neoclássicas, obedecendo padrões europeus, com arcos concêntricos, molduras nas portas e janelas, balaústres, uma torre com sinos e acima destes, imensos relógios com quatro vistas para o bairro. Na década de 90, uma nova igreja de arquitetura moderna foi erguida ao lado da antiga. Hoje, a antiga igreja já não tem ofício religioso e foi transformada em palco do salão paroquial.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: A capela de Santa Rita, o imóvel teve sua escritura lavrada, datando de 29 de dezembro de 1931, tratando-se de um terreno pertencente a Dona Rita Mendes Soares, que doou à Diocese de Sorocaba. A doação foi de um terreno medindo 20 m de largura por 67 m de comprimento, na Vila Santa Rita, a antiga Chácara Santa Guilhermina, contendo uma capela chamada Santa Rita.
A Capela é uma construção de tijolos com respectivas alfaias e acessórios já tendo passado por reformas, a capela é um edifício de características arquitetônicas neoclássicas, obedecendo os padrões europeus, construção de alvenaria de tijolos, expressão vigorosa em seus arcos concêntricos, com molduras nas portas e janelas. Sua fachada principal é uma arquitetura marcante.
Atualmente sofrendo alterações internas e nas janelas laterais visando maior luminosidade, visto que já construíram outra Igreja ao lado; seu destino pretende ser um salão paroquial sem sofrer alterações em sua fachada.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *