Sorocaba – Matadouro Municipal


Imagem: Prefeitura Municipal

O Matadouro Municipal foi constituído em 1928, inicialmente com uma edificação principal, pocilga e casa do zelador.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Matadouro Municipal
Localização: R. Paes de Linhares – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 14.367/1995
Resolução de Tombamento: Decreto nº 10.033/1996
Descrição: Constituído em 1928, na margem esquerda do Rio Sorocaba, era constituído inicialmente por uma edificação principal, pocilga e casa do zelador. Durante quase 50 anos, realizava o abate de bois e suínos. Funcionou até 1975 e, na época, abatia cerca de 500 cabeças de gado e 100 porcos. Foi fechado pelo Ministério da Agricultura por não mais atender às exigências de higiene e instalações necessárias. Em 1996, foi tombado pelo município e só em 1999 é iniciado um processo de restauração para abrigar um centro cultural. No entanto, o projeto não foi concluído e permanece abandonado até hoje. Por um tempo serviu para ensaio da Banda Marcial de Sorocaba e atualmente, no seu entorno, funciona a Escola de Formação da Guarda Civil Municipal, uma base do SAAE e depósito de terras e entulho. A construção está totalmente abandonada e degradada.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: O Matadouro Municipal, foi inaugurado em 08 de janeiro de 1928 com capacidade inicial para abater até 150 animais diariamente. A construção é formada por tijolos aparentes, com inspiração no estilo arquitetônico inglês, em uma área com aproximadamente 25 mil m², cortada pelo Rio Sorocaba e com bastante vegetação nativa.
Foi fechado na década de 70 devido a irregularidades apontadas na falta de condições industriais e de falta de higiene. Vários projetos foram apresentados ao Prefeito da época, a tentativa de solucionar o problema. Seu funcionamento continuou, porém em 1975, o Ministério da Agricultura fez sua interdição, fechando-o em definitivo.
A Prefeitura Municipal cogitou a possibilidade de dar novo uso ao espaço, sendo um dos projetos cogitados a criação de um parque público, devido a sua localização privilegiada.
Em 1985, foi proposto um consórcio para reabrir o Matadouro, esse consórcio seria entre a Prefeitura de Sorocaba, o Estado e o Ministério da Agricultura, sendo uma solução eminente para sua reabertura. Com a efetivação desse Consórcio, caberia à Prefeitura Municipal criar mecanismos legais de fiscalização e punição para Matadouros clandestinos, no entanto, o projeto não teve continuidade.
O Matadouro abrigou também alguns setores da Prefeitura, como a Assessoria de Sinalização de Trânsito da Secretaria de Edificações, Transportes e Maquinários, também abrigou a Secretaria de Serviços Públicos, A Guarda Civil Municipal, até os dias de hoje, abrigando em seu terreno a Arena Esportiva Móvel, da Secretaria de Esportes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *