Sorocaba – Palacete Scarpa


Imagem: Prefeitura Municipal

Palacete Scarpa foi construído na década de 1920, a pedido do industrial italiano Nicolau Scarpa, com projto dos arquitetos Marquezzini e Scapone para abrigar o Banco União.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Palacete Scarpa
Localização: R. Souza Pereira, esquina com R. Dr. Álvaro Soares – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 10.881/1997
Resolução de Tombamento: Decreto nº 20.884/2013
Descrição: Na década de 1920, a pedido do industrial italiano Nicolau Scarpa, o palacete foi construído pelos arquitetos Marquezzini e Scapone para abrigar o Banco União. Foi o primeiro prédio da região com três pavimentos a possuir um elevador, do tipo gaiola, que não existe mais. As janelas se mantiveram originais até por volta de 1938, quando o prédio passou por reformas, substituindo as de duas folhas por basculantes e inutilizando as sacadas. Possui estilo eclético, com imitação da cultura greco romana. Na fachada temos dois tipos de ordens, coríntio e compósita, além de diversos outros detalhes. Teve várias funções ao longo dos anos como, sede do Partido Nacional Fascista no final dos anos 20, Hotel Pereira Inácio de 1932 a 1935, primeira loja de enfeites natalinos e presentes da cidade, sede do Sindicato dos Citricultores, posto provisório dos Correios entre 1937 e 1945. Em 1949, a família Pereira Ignácio, do Grupo Votorantim, que era a atual proprietária, doou o edifício para o Governo do Estado que implantou a sede da Delegacia Regional Tributária da Secretaria da Fazenda. Em 2005 foi cedido ao município e ocupado pela Secretaria da Cultura e atualmente, a Secretaria de Esporte e Lazer.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: O Palacete Scarpa é uma obra arquitetônica possuidora de rara beleza e que precisava ser valorizada e conservada, por isso é um dos imóveis recém-tombado na Cidade. Parte da história de Sorocaba está concentrada nele além de ser um dos cartões-postais que sobrevive ao tempo.
O edifício teve sua construção iniciada em 1921, a pedido do Sr. Nicolau Scarpa, foi construída em função de sua família, que necessitava, naquele momento de um sistema financeiro para apoiá-los nos negócios. Naquela época era bastante comum as indústrias possuírem bancos próprios. Foi no Palacete Scarpa que funcionou um dos primeiros sistemas bancários na cidade. A edificação atraiu a atenção de todos os cidadãos, mesmo aquela época, pois seria o primeiro imóvel a possuir três pavimentos e a ter elevador, do tipo gaiola.
No passado, a região era um dos pontos de referência para a cidade e por vários motivos, um deles, era que os sorocabanos sabiam das notícias do resto do país e do mundo através dos jornais que chegavam diariamente pelos trens que vinham da capital.
No decorrer dos anos, o Palacete Scarpa passou por diversas modificações, todas na tentativa de abrigar melhor suas inúmeras atividades. Além do Banco, também abrigou o Hotel Pereira Inácio, além de também sediar, anos depois, a primeira loja de enfeites Natalinos e presentes na Cidade. O Palacete também foi sede do Sorocaba Hotel, e quase todos os dormitórios possuíam varanda, diferente de hoje que apenas as janelas da esquina a possuem. Nessa época o imóvel já era propriedade das Indústrias Têxteis Votorantim.
Até por volta de 1924, o edifício não possuía relógio em sua fachada. O terceiro pavimento do prédio, possuía um salão nobre, onde foram realizados grandes bailes. Um dos mais importantes foi o baile de formatura dos atiradores do Tiro de Guerra, ocorrido em 10 de setembro de 1927.
As janelas do palacete Scarpa se mantiveram originais até aproximadamente 1938, quando o prédio passou por reformas, trocando as janelas de duas folhas por basculantes e inutilizando as sacadas
Até 1945 abrigou um posto provisório para recebimento e entrega de correspondência. E em 1950 o imóvel foi doado ao Governo do Estado – Secretaria da Fazenda, onde por alguns anos foi instalada a Delegacia Regional Tributária e depois seu Arquivo, até finalmente ser repassado a Prefeitura de Sorocaba, onde desde 2007 passou a funcionar o Gabinete da Secretaria de Cultura.
A arquitetura do Palacete Scarpa é em estilo eclético ou seja, imita a cultura greco-romana, baseando-se em seus templos, por isso, pode-se observar a cúpula em bronze, colunas na varanda, vitrais e escadarias em mármore italiano. Infelizmente seu elevador em estilo gaiola já não existe mais e não se sabe o paradeiro de tal peça, atualmente possui um elevador em caixa de madeira, datado de 1960, aproximadamente.
A fachada do edifício é composta por dois tipos de ordens: coríntio e compósita. Nas sacadas, são utilizados balaústres, réplicas da ordem coríntio em escala menor.
A arquitetura do prédio é repleta de detalhes, os detalhes no teto de onde saíam os grandes lustres, foram feitos à mão. E as folhas esculpidas nas portas e fachada foram feitas para darem à sensação de estarem soltas e fluídas.
Um grande cartão postal como é o Palacete Scarpa à cidade, recebeu através do decreto nº 20.884 de 2013 seu tombamento definitivo, com grau de proteção 02, perpetuando seu valor histórico-cultural e importância à cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


1 comments

  1. Ana Maria |

    Esse casarão é maravilhoso assim como a sua história que acabei de ler. Falta conservação por isso não deixem essa obra desaparecer como está acontecendo na cidade de São Paulo e ABC Paulista. Vcs tem uma história linda a preservar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *