Sorocaba – Seminário São Carlos Borromeu


Imagem: Prefeitura Municipal

O Seminário São Carlos Borromeu é um imóvel da década de 1930, construído em um terreno doado em 1929 à Mitra Diocesana.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Seminário São Carlos Borromeu
Localização: Av. Dr. Eugenio Salerno, nº 100 – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº9.369/1995
Resolução de Tombamento: Decreto nº 9.558/1996
Descrição: Imóvel da década de 1930, foi construído em um terreno doado em 1929 à Mitra Diocesana para a construção do Seminário Episcopal, localizado no antigo Largo da Independência. O edifício possui uma suntuosa e imponente fachada, com grandes arcos internos, obedecendo aos padrões europeus da época. Com característica arquitetônica neoclássica, portanto estilo eclético, a composição da arquitetura possui proporção e harmonia, com detalhes em relevo nas portas e janelas, detalhes em estilo rococó e murais de azulejos decorados. Abrigou o Seminário Diocesano e seus seminaristas, Escola Cel. Fernando Prestes, Divisão Regional de Ensino e UNISO que dividia o imóvel com a Secretaria de Esportes e o setor de Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba, que desocuparam o local em 2017. Atualmente, é ocupado apenas pela UNISO e a Igreja, que faz parte do conjunto do Seminário, ainda realiza missas.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: A Mitra Diocesana adquiriu o imóvel através de doação, feita em 25 de novembro de 1929, por Francisco José Speers e sua mulher Maria Rosália Oeterer Speers, para a construção do Seminário Episcopal; um terreno localizado no antigo Largo da Independência, com a área de 19.38 m2. Francisco José Speers, adquiriu por compra, feita de Álvaro Pinto da Silveira e sua mulher Maria Rosa da Silva, no dia 19 de agosto de 1922. Era uma parte da “chácara Silva”; situada no Largo da Independência, um terreno irregular; pelo que consta a Mitra Diocesana não fez o alinhamento, a doação foi grandiosa, cujo valor era de 10:000$000.
Edifício de características arquitetônicas neoclássica, portanto um estilo eclético, possui uma suntuosa fachada; imponente arquitetura que obedeceu os padrões europeus, expressão vigorosa em seus arcos internos. Apresenta as superfícies lisas, como molduras nos vãos das janelas e portas. Os frontões nos murros principal apresenta detalhes em estilo rococó e detalhes representando murais em azulejos decorados.
As linhas arquitetônicas do edifício, possui proporções, a harmonia da composição é perfeita, dentro das formas de estrutura ou de ornamentação que integram o conjunto. Possuindo vários tipos de forros e pisos internos.
Imóvel da década de 30, abrigou o Seminário Diocesano com seus seminaristas; depois a Escola Cel. Fernando Prestes; ultimamente abrigava a Divisão Regional de Ensino; atualmente esta sendo locada pela UNISO (Universidade de Sorocaba).
Atualmente o espaço é sede da Secretaria de Esportes e Fiscalização da Prefeitura Municipal de Sorocaba.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


1 comments

  1. Anita de Oliveira Carvalho Limachi |

    Eu vivi neste local com as irmãs carmelitas na década de 60 eu era aspirante .esse prédio e magníficoaravilhoso

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *