Sorocaba – Sorocaba Clube


Imagem: Prefeitura Municipal

O Sorocaba Clube foi fundado em 1926, ocupou o edifício na praça principal do centro da cidade apenas em 1943, ano de sua inauguração.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Sorocaba Clube
Localização: R. São Bento, nº 113 – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 18.432/1993
Resolução de Tombamento: Decreto nº 9.486/1995
Descrição: Clube fundado em 1926, ocupou o edifício na praça principal do centro da cidade apenas em 1943, ano de sua inauguração. A construção arquitetônica da fachada mostra manifestações ecléticas com técnicas gregas e barrocas, uma demonstração da tendência e gosto socioeconômico, com platibandas vazadas, vãos em arcos de volta plena, sacadas e detalhes ornamentais das cornijas que ladeiam a escadaria. Edifício implantado próximo ao alinhamento da rua, com escadaria de mármore, portão de ferro, bronze detalhando a inscrição do clube e seus avarandados laterais. No andar superior, a sacada dá vista às janelas geminadas de arco de volta plena e molduras em ressalto. Telhado com telhas de barro, presença de cachorros e dois ponteiros com luminárias laterais. Possui portas envidraçadas que dão acesso às dependências do salão, servindo de passagem para iluminação natural.
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: O prédio com sua imponente e suntuosa fachada, é uma das mais tradicionais e cobiçadas da cidade, foi inaugurada em 20 de fevereiro de 1943, teve como construtor o mestre Tibério da Silva.
A sociedade teve e tem utilizado o imóvel para grande bailes, ponto de encontro, e para grandes comemorações; o edifício com sua construção arquitetônica de estilo eclético, mistura de estilo em alvenaria de tijolos argamassado, ganhou a denominação de “O PALACIANO”, devido suas características em relação aos grandes palácios.
“O PALACIANO”; assim chamado serviu de palco para as grandes autoridades do Estado e do Brasil, até mesmo personalidades mundiais; ali aconteceram os pomposos e saudosos bailes; sessões solenes, formaturas, baile dos debutantes, etc…
A construção arquitetônica de sua fachada mostra manifestações ecléticas com notáveis técnicas gregas e barrocas; uma demonstração da tendência e gosto sócio-econômico: com platibandas vazadas, vãos em arcos de volta plena, sacadas, mantendo detalhes ornamentais das cornijas que flanqueiam a escadaria. Edifício implantado na dimensão relativamente próximo ao alinhamento da rua com escadaria de mármore, portão de ferro na composição com bronze detalhando a inscrição do clube, e seus avarandados laterais.
No andar superior a sacada dá vista as janelas geminadas de arco de volta plena e molduras em ressalto; telhado com telhas de barro, vê-se nitidamente a presença dos cachorros e dois ponteiros, com luminárias laterais, possuindo portas envidraçadas que dão acesso as dependências do salão servindo de passagem da iluminação.
Na decoração interna seguem os arcos e janelas, azulejos de estilo romântico português, visível no bar e no banco da sacada superior, influência da imigração italiana, merece grande destaque não só na razão da planta do novo edifício, como dos materiais construtivos, e sua oferta plástica.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *