Sorocaba – Teatro São Rafael


Imagem: Prefeitura Municipal

O Teatro São Rafael foi construído em terreno doado pela família do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Edificado em taipa de pilão, foi inaugurado em 1844.

CMDP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba
Nome atribuído: Teatro São Rafael (Fundec)
Localização: R. Brigadeiro Tobias, nº 73 – Sorocaba-SP
Processo de Tombamento: Processo nº 14.368/1995
Resolução de Tombamento: Decreto nº 10.176/1997
Descrição: Foi construído em terreno doado pela família do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Edificado em taipa de pilão, foi inaugurado em 1844, trazendo muitos espetáculos para a cidade e atraindo grande público e inclusive o Imperador D. Pedro II. Aos poucos a frequência foi diminuindo, assim como os bons espetáculos. Em 1933 foi fechado definitivamente. De 1935 até 1981 é ocupado pela Prefeitura e de 1981 até 1999 pela Câmara Municipal. Desde 2001 é sede da FUNDEC (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba).
Fonte: IAB – Núcleo Regional Sorocaba.

Descrição: De acordo com o Aluísio de Almeida, o teatro São Rafael teve sua fundação em 1835, pela Sociedade “Bela União Sorocabana”, tendo em sua maior parte membros das famílias Tobias e Lopes de Oliveira. O nome do teatro foi em honra ao Brigadeiro, pois além do dinheiro, sua família deu o terreno que fazia parte do quintal da Casa de Dona Gertrudes, sua mãe. Por ser uma obra tão grandiosa, demorou a ser inaugurado, e talvez por isso, em ocasião da reforma ocorrida em 1909, tenha sido gravado em uma soleira de mármore a data de 1844.
Após essa reforma, foi inaugurado em 05 de janeiro de 1909, quinta-feira, pela Companhia Tommazo Salvini, que viera de Montevidéu. Tornou-se assim, um teatro municipal. Tinha 18 frisas, 14 camarotes, 145 cadeiras, 50 balcões e 300 lugares nas galerias.
O teatro ficou bastante famoso pela sua arquitetura, que se equiparava em elegância e qualidade aos grandes teatros de São Paulo, pelas pessoas que ali frequentaram, como o Imperador D. Pedro II, em março de 1846 e pelas companhias que ali se apresentaram, como a Lírica Italiana que realizou em 10 de julho de 1875, os festejos de inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana.
O teatro teve sua duração até 1928, sendo após seu fechamento, servido para alguns bailes carnavalescos, voltando para ser a Prefeitura Municipal de Sorocaba em 1935 a 1980, e posteriormente, tornando-se Câmara Municipal, de 1981 a 2000.
A partir de 2001, o prédio que um dia foi o Teatro e realizou diversas apresentações voltava às suas origens culturais, passando a ser sede da Fundec, uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos, que tem como objetivo patrocinar e incentivar o desenvolvimento da cultura e das artes da cidade.
Em novembro de 2007, com ao apoio de empresas sorocabanas, foi construída por profissionais especializados a Sala Fundec, com um palco de 150 metros quadrados, 244 lugares e amparo de equipamentos de som e iluminação avançados.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *