Sousa – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora


Imagem: Marcos Elias de Oliveira Júnior

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Sousa-PB, foi tombado por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Localização: R. Prof. Virgílio Pinto, n° 25 – Centro – Sousa-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 25.030, de 13/05/2004

Descrição:

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, situado na Cidade de Sousa, na Região do Alto Sertão da Paraíba, tem sua história vinculada às bases socioculturais e religiosas nas quais ele está assentado. A Cidade, cuja população movida pela inspiração cristã, acreditando que a educação orientada por religiosas pudesse ser um elemento importante para o desenvolvimento local, sensibilizou o Bispo Dom Zacarias Rolim de Moura a solicitar à Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, por ser uma Congregação cujo carisma é servir através da educação, Religiosas para administrar um colégio de Educação Católica na Cidade de Sousa.

O processo de fundação do Colégio foi articulado pelo Sacerdote João Cartaxo Rolim, Vigário de Sousa, que mediou às solicitações de Dom Zacarias à Congregação para administrar um colégio na Cidade. Em 23 de março de 1958 realizou-se a inauguração do Educandário Nossa Senhora Auxiliadora, foi no velho casarão doado pelos Padres Guimarães e Ibiapina que teve início o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de confissão Católica, tendo como mantenedora a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus.

O nome “Nossa Senhora Auxiliadora” tem sua justificativa no contexto religioso da época. Em um processo seletivo, dentre outros nomes, o Colégio recebeu esta denominação que ganhou a simpatia e o apreço da população local pela devoção à Mãe de Jesus Cristo. Dentro do espaço de 58 anos de existência, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora conta seis Religiosas da Congregação na sua direção: Madre Barros, Irmã Angélica, Irmã Carmélia, Madre Aurélia, Irmã Maria Alderice e Irmã Maria de Fátima dos Anjos.

Nos seus primeiros anos foi uma escola destinada à educação feminina, que funcionou no formato de internato, ofertando a educação básica e o curso de formação para o magistério de nível médio, caracterizada por uma disciplina rigorosa e pelo cuidado com a orientação e a promoção das jovens. Com os anos o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora foi construindo um marco imperecível na sociedade local, passando a ser um centro de referência relevante as suas iniciativas e ascensões.

Atualmente o CNSA oferece a educação básica do Ensino Fundamental e Médio com proposta para ofertar a Educação Infantil a partir de 2017. A Congregação que aqui exerce sua missão educativa tem procurado administrar o Colégio dentro dos princípios evangélicos, da humanização, da ciência e da cidadania. Se atualizando para manter a sua identidade educativa e para melhor enfrentar as urgências do mundo contemporâneo na formação das novas gerações, incentivando-as à transformação da sociedade a luz dos valores cristãos.
Fonte: Site da instituição.

Histórico do município: DURANTE o ciclo das entradas ao sertão, o território que forma o Município de Sousa foi domínio da Casa da Torre, da Bahia e de Teodósio e Francisco de Oliveira Lêdo, senhores dos vales constituídos pelos rios do Peixe e Piranhas. Foram os irmãos Lêdo os primeiros estancieiros do Município, após o devassamento da área, por volta de 1723.

A atual Sede situa-se em terras do antigo Jardim do Rio do Peixe, pertencente a Francisco Dias D′ávila e, posteriormente, a sua mãe, Inácia de Araújo Pereira, doadora da sesmaria que, ainda hoje, constitui o patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios.

A fertilidade do terreno atraiu moradores interessados no cultivo das terras. Assim, desenvolveu-se o Povoado que, em 1730, já contava 1.468 habitantes, segundo informações do Cabido de Olinda. Esse fato levou Bento Freire de Sousa, residente na Fazenda Jardim, a tomar a iniciativa de organizar um núcleo de povoação, erguendo, entre 1730 e 1732, a primeira igreja, ainda hoje existente sob a invocação de nossa Senhora do Rosário, em terreno doado por Dona Inácia de Araújo Pereira. Em 1741, foi concedida a licença para a sagração e provisão da Igreja.

Em homenagem ao fundador e primeiro administrador do patrimônio, Município e Cidade passaram a se chamar Sousa.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.