Sousa – Fundação Antônio Mariz


Imagem: Google Street View

A Fundação Antônio Mariz, em Sousa-PB, foi tombada por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Fundação Antônio Mariz
Localização: R. Dr. José Mariz, n° 20 – Centro – Sousa-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 25.030, de 13/05/2004

Descrição: […] A lembrança de Mariz está sempre presente no cotidiano da cidade, nas redes de comunicação social, nos discursos políticos. Com esse sentimento de perpetuar essa reminiscência, a sua esposa Mabel, com suas duas filhas e amigos, tiveram a ideia de transformar a antiga casa onde residiram em uma fundação, com isso, foi criada em 1995 a “Fundação Antônio Mariz”, que em 2013 passou a ser o “Memorial Antônio Mariz”.

O “Memorial” não tem apenas um valor material, onde encontramos os móveis, quadros de parede com imagem de seus antecedentes, o próprio quarto como era antes, os objetos pessoais como as roupas, etc. Tem, principalmente, um valor simbólico da continuidade de um grupo familiar que fez parte da elite social e política da Paraíba.

Como diz Regina Abreu (1996, p. 34), “Os objetos que compõe um museu estão investidos de uma série de significados simbólicos dos quais emanava o prestígio e o poder de uma série de pessoas”. Essas escolhas de objetos, desses significados, foram fortemente influenciadas pela própria esposa Mabel Dantas, que deu apoio à construção da imagem política do esposo.

Depois de sua morte, amigos e familiares passaram a zelar cada vez mais por sua memória e cultivar essas lembranças para que nunca fossem esquecidas. Até hoje a casa recebe o cuidado da viúva que, ao visitar a cidade de Sousa, vai ao Memorial. Os amigos também zelam a casa e contam toda trajetória política de Mariz, assim como de seus familiares, ressaltando sempre as conquistas árduas.

Apesar de o Memorial ter sido construído na residência de prefeito com a intenção de transparecer a sua vida pública, também abriu espaço para a sua vida privada, como o acesso a seu quarto, à sala de jantar e à cozinha, aos álbuns  de fotografia que trazem as recordações da vida de infância e familiar e também das disputas e campanhas políticas, lembranças de sua formação acadêmica como advogado, diplomas e cadernos com anotações: o aspecto físico da casa até hoje continua o mesmo. A casa do ex-prefeito e hoje Memorial tem um significado maior que os próprios objetos, pois isso não é medido pela sua força material, mas sim pelo significado simbólico que apresenta. Tudo o que está exposto em seu memorial tem um valor único, carrega um valor histórico da família que é apreciado por todos os
moradores da cidade de Sousa, legitimando essa importância do mito Antônio Mariz e o recolocando em constante evidência.
Fonte: Francisca Salete de Sousa.

Histórico do município: DURANTE o ciclo das entradas ao sertão, o território que forma o Município de Sousa foi domínio da Casa da Torre, da Bahia e de Teodósio e Francisco de Oliveira Lêdo, senhores dos vales constituídos pelos rios do Peixe e Piranhas. Foram os irmãos Lêdo os primeiros estancieiros do Município, após o devassamento da área, por volta de 1723.

A atual Sede situa-se em terras do antigo Jardim do Rio do Peixe, pertencente a Francisco Dias D′ávila e, posteriormente, a sua mãe, Inácia de Araújo Pereira, doadora da sesmaria que, ainda hoje, constitui o patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios.

A fertilidade do terreno atraiu moradores interessados no cultivo das terras. Assim, desenvolveu-se o Povoado que, em 1730, já contava 1.468 habitantes, segundo informações do Cabido de Olinda. Esse fato levou Bento Freire de Sousa, residente na Fazenda Jardim, a tomar a iniciativa de organizar um núcleo de povoação, erguendo, entre 1730 e 1732, a primeira igreja, ainda hoje existente sob a invocação de nossa Senhora do Rosário, em terreno doado por Dona Inácia de Araújo Pereira. Em 1741, foi concedida a licença para a sagração e provisão da Igreja.

Em homenagem ao fundador e primeiro administrador do patrimônio, Município e Cidade passaram a se chamar Sousa.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Francisca Salete de Sousa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.