Tamandaré – Igreja de São José de Botas de Ouro


Imagem: Google Street View

A Igreja de São José de Brotas de Ouro, em Tamandaré-PE, foi tombada por sua importância cultural para o Estado.

Governo do Estado de Pernambuco
CEC-PE – Conselho Estadual de Cultural de Pernambuco
FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Nome atribuído: Igreja de São José de Brotas de Ouro e Casa do Padre José Rufino Gomes
Localização: Tamandaré-PE

Livro do Tombo: LIVRO Nº II – EDIFÍCIOS E MONUMENTOS ISOLADOS

Descrição: A Igreja de São José de Botas de Ouro é um igreja localizada no Sítio São José, no município de Tamandaré, em Pernambuco, Brasil.
Erguida em homenagem a São José de Botas de Ouro, a sua construção remonta do final do Século XVIII, início do Século XIX, em área particular pertencente aos herdeiros de Nestor de Medeiros Accioly. Em estilo colonial português (Barroco), em seu frontispício encontra-se o brasão de São José de Botas, constituído por um serrote, régua, compasso e esquadro.

Nos fundos da Igreja funcionou o Cemitério de Tamandaré até 1930, quando foi transferido para um terreno próximo ao Forte Santo Inácio de Loyola.
Na sua entrada existia um antigo átrio (pátio), com cruzeiro onde foi sepultado um dos membros da família Accioly.
Ao lado esquerdo da igreja encontra-se um casario que serviu como Casa do Padre José Rufino Gomes e também foi tombada. Hoje é ocupada por um dos membros da família Accioly.
No brasão que encontra-se no frontispício vê-se o Esquadro e Compasso, símbolos maçônicos.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: O município de Tamandaré foi criado a 28 de setembro de 1997, com base na lei estadual complementar nº 15, de 1990, que permitia ao município a emancipação desde que tivesse população superior a 10 mil habitantes e eleitorado maior que 30% dessa população.
O município de Tamandaré foi desmembrado do território de Rio Formoso. Apesar de ser um município novo, Tamandaré é uma localidade bastante antiga, cuja denominação resulta do acidente geográfico que é a baia de Tamandaré. Conforme José de Almeida Maciel, o topônimo Tamandaré (Tamanduar-é) significa o que se assemelha ao tamanduá, o que sobe às árvores como o tamanduá, o que faz o papel de tamanduá.
Contudo, divulga-se no município, inclusive nas escolas, uma outra definição que relaciona Tamandaré ao vocábulo tupi tamoindaré (tab-moi-inda-ré) que significa o repovoador. Na tradição dos índios tupis, Tamandaré era um pajé, a quem Tupã, o grande deus dos trovões, revelara o seu desígnio de exterminar os homens. “Assim quando houve o cataclismo que inundou a terra, Tamandaré, escolhido por Tupã para repovoar a região, já estava abrigado numa arca gigantesca com sua família e assim permaneceram até cessar o dilúvio” (CONDEPE, 1992).
Fonte: IBGE.

CONJUNTO:
Tamandaré – Igreja de São José de Botas de Ouro
Tamandaré – Casa do Padre José Rufino Gomes

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *