Tatuí – Bangalô da Família Campos Azevedo


Imagem: Google Street View

A Bangalô da Família Campos Azevedo foi tombada pela Prefeitura Municipal de Tatuí-SP por sua importância cultural para a cidade.

CDPHA – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí-SP
Nome Atribuído: Bangalô da Família Campos Azevedo
Localização: R. Santa Cruz, n° 360, esquina com R. Treze de Maio e com Praça Martinho Guedes – Tatuí-SP
Resolução de Tombamento: Decreto Municipal nº 4.819/05, de 12 de agosto de 2005

Descrição: Considerando, que tratando-se de imponente e sólida construção com partido residencial, testemunho do bom gosto e do alto poder aquisitivo da burguesia industrial da época, e do ecletismo arquitetônico. Sendo edificada no auge do período da revolução arquitetônica, apresenta uma mistura da Art Nouveau, com expressivo rococó, que marcou o final do século XIX e inicio do século XX.
Podemos observar que foram empregadas nesta edificação diversas soluções e materiais construtivos decorrentes da pós-revolução industrial. Observamos ainda que alem dos estilos e materiais empregados nesta construção, houve também a preocupação com a distribuição, funcionalidade, orientação solar e modernidade dos espaços, nota-se também, que a construção principal edificada no centro de um amplo terreno, valorizou os espaços externos com jardins e apresentando traçados geométricos que definem todos os acessos de circulações externos, nesses espaços de circulações nota-se a utilização de pedras no piso e no barrado da edificação.
A edificação principal é assobradada, apresentando nas fachadas, tanto do pavimento inferior, como no superior, janelas de vergas retas com vedação em guilhotina envidraçadas guarnecidas de grades de ferro, outras em folhas de madeira tipo veneziana e também grandes vitrôs, as portas de madeira nobre com folhas almofadadas e envidraçadas também com vergas retas.
A casa é circundada por duas varandas, as quais desempenham grande função de proteger as portas de acessos à residência. Essas varandas, apresentam colunas de tijolos de barro comum aparentes, adornadas em suas partes superiores, com ornatos executados em massa que representam folhas e cachos de uvas. Existem também ornamentos representando folhas sobrepostas, executado também em massa, que segue no sentido horizontal da parte superior das portas e janelas principais das fachadas.
O piso da varanda é de cerâmica de pequenas dimensões.
As fachadas da edificação receberam em sua parte inferior um barrado de pedras tipo arenito, completadas com reboco até o teto.
O andar térreo é composto pelos compartimentos; varandas, halls, salas, dormitórios, banheiros, cozinha, lavabo, sendo que os dormitórios são de assoalho de madeira, o qual foi assentado em formas geométricas acompanhando o perímetro das alvenarias dos ambientes, e no centro do piso da sala nota-se uma rosácea, os demais ambientes (banheiros, halls, cozinha e varandas) são de piso cerâmico.
Os encontros das paredes e tetos das salas são ornamentados com sancas, as quais tem a função de iluminar.
O pavimento superior é composto por dormitórios e sanitários, e acima deste pavimento possui uma torre, a qual tem janelas envidraçadas para todos os quatro lados, onde servia de observatório para vigiar os funcionários da Fábrica Campos & Irmãos. E a ligação do térreo para o andar superior se da por uma imponente escada de madeira com guarda corpo e corrimãos entalhados em madeira, e a iluminação dessa torre atinge até a sala no térreo. O telhado de toda a edificação é formado por varias águas retrato da nova tendência de identificar a hierarquia da época.
Considerando, que de acordo com o exposto acima, verifica-se que o Bangalô da Família Campos Azevedo trata-se de Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico de grande importância que necessita ser preservado, visando salvaguardar os interesses culturais e históricos das gerações futuras para que possam contar aos que virão.
Considerando, que o Bangalô, hospedou Engenheiros e Técnicos Ingleses, durante a construção da Fábrica.
Fonte: Processo de Tombamento.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *