Teresina – Museu do Piauí


Imagem: Almanaque Lusofonista

O Museu do Piauí, em Teresina-PI, de linhas sóbrias, teve sua construção iniciada por volta de 1859, pelo Comendador Jacob Manoel Almendra.

FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí
Nome atribuído: Museu do Piauí
Localização: Praça Marechal Deodoro, nº 960 – Centro – Teresina-PI
Resolução de Tombamento: nº 8.686
Diário Oficial: Nº 126, de 06/07/92
Livro de Tombo: Nº insc. 18, de 14/09/1992
Uso atual: Museu Histórico do Piauí

Descrição: Imóvel situado na Praça da Bandeira, em Teresina, onde foram edificadas as primeiras residências na época da fundação da nova capital. O prédio, de linhas sóbrias, teve sua construção iniciada por volta de 1859, pelo Comendador Jacob Manoel Almendra. De 1873 até 1925 o imóvel abrigou a sede do governo do Piauí. Entre 1926 a 1975 funcionou o Tribunal de Justiça. Em 1980, após a restauração passa a exercer a função de Museu do Piauí.
Embora construído já no século XIX, o atual Museu do Piauí é um edifício de características neoclássicas,pela simetria da disposição das aberturas  e modenatura bem marcada por pilastras. As aberturas são em arco plenas, emolduradas por cunhais em massa muito utilizada nas construções mais antigas de Teresina.
Fonte: Fundac.

Descrição: O Museu do Piauí possui um acervo eclético, com perfil histórico, que se constitui aproximadamente de 7 mil peças distribuídas em 12 salas de exposição permanente e parte em reserva técnica, coleções de grande qualidade, peças pré-históricas (peixes e tronco fossilizados), louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário, quadros dos séculos XIX (Victor Meirelles, Lucílio de Albuquerque e Iole), imaginárias, obras importantes de arte contemporânea de renomados artistas piauienses (Afrânio Castelo Branco, Pindaro Castelo Branco, Liz Medeiros, Nonato Oliveira, Gabriel Archanjo, Hostyano Machado, Amaral, Dalva Santana, Josefina Gonçalves, Dora Parentes, dentre outros), cédulas, moedas, medalhas, indumentárias da guarda nacional, machados primitivos, urna funerária, arcos, flechas, artesanato piauiense, entre outras peças de relevância para nossa história.
Fonte: SeCult.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Conhecendo Museus.

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundac
BNB
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.