Tijucas – Antigo Cine-Theatro


Imagem: Google Street View

O Antigo Cine-Theatro Manoel Cruz foi fundado em 1926, inicialmente dedicado à exibição de peças teatrais e filmes mudos.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Antigo Cine -Theatro
Localização: R. Coronel Galotti, nº 30 – Tijucas-SC
Número do Processo: Nº 086/98
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.353, de 10/11/1988

Descrição: A edificação de médio porte está situada na Rua Coronel Gallotti, próxima aos imóveis Casarão Gallotti e o Casarão Bayer, também tombados pelo Estado, compondo assim, o mais importante conjunto do patrimônio edificado da cidade de Tijucas.

O edifício foi construído em 1925, caracterizado por planta retangular e telhado em duas águas. Sua fachada frontal é imponente. O vão central é marcado por pilastras laterais, possui porta de madeira com bandeira fixa envidraçada em arco pleno, com belíssimo trabalho em caixilharia. Empena voltada para a rua com frontão em linhas curvas e suas laterais são marcadas por uma sequência de janelas encimadas por óculos.

Inicialmente, o Cine Theatro Manoel Cruz, que leva o nome de seu fundador, tinha como principal atividade a exibição de peças teatrais e filmes mudos. A primeira peça encenada foi “Almaisa”, dirigida por Sebastião Cruz e Gentil Melim, e a última foi “Anjo dos Pobres”. No ano de 1932, foi apresentado pela primeira vez o cinema falado, perdurando até 1935, quando teve suas atividades artísticas encerradas.

Na década de 1950, a família Silva adquiriu o imóvel e montou um beneficiamento de arroz, que persistiu até final da década de 1980.
Fonte: FCC.

Descrição: Construído em 1925 (conforme inscrição na fachada), o Cine Theatro Manoel Cruz foi fundado em 1926, inicialmente dedicado à exibição de peças teatrais e filmes mudos. A primeira peça encenada foi “Almaisa”, dirigida por Sebastião Cruz e Gentil Melim, e a última foi “Anjo dos Pobres”. Na exibição de filmes mudos, faziam o acompanhamento musical Sebastião e Maria Cruz, filhos de Manoel Cruz, fundador do Cine-Teatro. Em 1932 foi apresentado pela primeira vez um filme falado. O Cine-Teatro teve suas atividades artísticas encerradas por volta de 1935. O prédio ganhou então outros usos: serviu como local para descascar arroz e abrigou uma vidraçaria. Passou por reforma no ano de 1998.

A edificação fica na Rua Coronel Gallotti, a mesma dos outros dois imóveis tombados pelo estado em Tijucas, o Casarão Gallotti e o Casarão Bayer. Possui fachada principal paralela à rua, planta retangular, telhado em duas águas e frontão com balcão em ferro trabalhado, abaixo do qual está a entrada principal, centralizada e com duas janelas ao lado, como é possível observar nas imagens. Nas laterais há uma sequência de janelas, acima de cada uma delas havendo um óculo (abertura circular), permitindo maior entrada de luz e ar.

A edificação apresenta grave estado de degradação em meio a disputas de herança.
Fonte: UDESC.

Descrição: Grande parte do acervo arquitetônico existente, hoje, em Tijucas é fruto da atividade econômica do final do século XIX e início do século XX. Pode-se perceber que diversas foram as influências que nortearam a arquitetura tijuquense. Duas edificações residenciais e um antigo teatro são resquícios dessa arquitetura, que deve ser preservada.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *