Tijucas – Casarão Bayer


Imagem: FCC

O Casarão Bayer abriga um espaço destinado à memória da família, que teve forte participação na política e na economia de SC.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casarão Bayer
Localização: R. Coronel Galotti, nº 103 – Tijucas-SC
Número do Processo: Nº 219/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 5.920, de 21/11/2002

Descrição: O casarão da Família Bayer possui uma volumetria bem maior, assobradado, valorizando a fachada principal através de frontão triangular, com cimalhas demarcando seus três lados, frisos na horizontal e balcão central balaustrado no primeiro pavimento, onde era a residência. A parte dedicada ao comércio ocupava o andar térreo.
Fonte: FCC.

Descrição: O casarão, localizado na Rua João Bayer, 103, abriga um espaço destinado à memória dos Bayer. A família teve forte participação na política e na economia de Santa Catarina. O museu também reúne o acervo da Academia Tijuquense de Letras e da Orquestra da Câmara de Tijucas. A estrutura conta com um centro de inclusão digital e um auditório. O primeiro andar é preenchido pelas obras sociais e culturais do Instituto Mathilde Bayer e o segundo é ocupado pela família de Lélia Souza Bayer, atual proprietária do espaço e administradora da entidade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Grande parte do acervo arquitetônico existente, hoje, em Tijucas é fruto da atividade econômica do final do século XIX e início do século XX. Pode-se perceber que diversas foram as influências que nortearam a arquitetura tijuquense. Duas edificações residenciais e um antigo teatro são resquícios dessa arquitetura, que deve ser preservada.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *