Tijucas – Casarão Galotti


Imagem: FCC

O Casarão Galotti foi construído no século XIX e desde então se consagrou como importante patrimônio histórico de Tijucas-SC.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casarão Galotti
Localização: R. Coronel Galotti, nº 63 – Tijucas-SC
Número do Processo: Nº 220/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 5.920, de 21/11/2002

Descrição: O casarão da Família Gallotti apresenta elementos ecléticos como o arco pleno, pilastras e platibanda balaustrada, com detalhes refinados.

A edificação sobressai em altura, aparecendo o porão alto, sendo o acesso principal marcado por elegante escada dupla centralizada na edificação. A cobertura é marcada pela presença de mansardas em forma de cruz, com frontão triangular reto, provável influência da arquitetura “palladiana”.
Fonte: FCC.

Descrição: Pertencente à uma tradicional e importante família de Tijucas, a imponente residência dos Gallotti foi construída no século XIX e desde então se consagrou como importante patrimônio histórico do município.

A casa foi construída pelo patriarca, o empresário Benjamim Gallotti, e foi toda erguida com materiais vindos diretamente da Itália por meio de grandes embarcações.

O local serviu de referência no município por muitos e muitos anos, onde foram recepcionados inúmeros políticos e figuras ilustres de todo o Brasil.

Foi também a primeira residência a contar com sistema de telefonia e por isso servia como central das informações que chegavam e partiam do município.

Além de estar sempre repleta de filhos, netos e bisnetos da Família Gallotti, a casa também sempre teve suas portas abertas para o povo, principalmente a partir do momento que uma das filhas de Benjamim, Maria Gallotti Peixoto assumiu o comando da casa.

Conhecida por seus quitutes e pela imensa bondade, a Casa de Maria Gallotti guarda fatos memoráveis para a história de Tijucas.

A OBRA DE RESTAURO: Reinaugurado em 15 de dezembro de 2009, o Casarão Gallotti tem recebido inúmeros visitantes todos os dias, chegando ao total de mais de 5 mil pessoas somente até este mês de março. Atualmente ele abriga o Centro Cultural Benjamin Gallotti e serve de sede para inúmeros eventos de ordem cultural e artística, entre eles, os tradicionais ‘Espaço do Coelho’ e ‘Espaço do Papai Noel’ que já são aguardados pela comunidade todos os anos.

Sob o comando da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, o local serve como sede para exposições, apresentações culturais e outras manifestações artísticas que têm despertado um interesse pela cultura cada vez maior na comunidade de Tijucas e região.

Entre os projetos realizados no local, destaque para o Espaço de Dança Casarão Gallotti que ensina balé e jazz gratuitamente a crianças de 3 a 18 anos. O espaço fica no porão da casa, onde estão os inúmeros espelhos que dão vida ao ambiente de dança.

Outro projeto que acontece no Casarão Gallotti é o Grupo Folclórico Boi Vermelhinho, que resgata a cultura do Boi-de-mamão. Para este ano, também estão previstos novos projetos, entre eles, de aulas gratuitas de música e aulas de teatro em parceria com o Grupo Teatral CenaSolar.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Grande parte do acervo arquitetônico existente, hoje, em Tijucas é fruto da atividade econômica do final do século XIX e início do século XX. Pode-se perceber que diversas foram as influências que nortearam a arquitetura tijuquense. Duas edificações residenciais e um antigo teatro são resquícios dessa arquitetura, que deve ser preservada.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *