Tijucas do Sul – Museu de Arte Sergius Erdely


Imagem: Prefeitura Municipal

O Museu de Arte Sergius Erdely e todo o seu acervo foi tombado pela Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul-PR por seu valor histórico, artístico e cultural.

Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul – PR
Nome Atribuído: Museu de Arte Sergius Erdely e todo o seu acervo
Localização: Espaço Municipal Sergius Erdelyi – Estrada São Marcelino Champagnat, s/n – Lagoa – Tijucas do Sul-PR
Resolução de Tombamento: Lei nº 539, de 29 de outubro de 2015

Descrição: Sergius Erdelyi nasceu em 8 de outubro de 1919, na cidade de Neusatz (parte do antigo Império Austro-Húngaro), hoje Novi Sad, Sérvia que 1953 emigrou para o Brasil, naturalizando-se brasileiro em 1976 e faleceu em 16 de janeiro de 2015.
Com mais de quatro mil obras, quase todas criadas nos fins-de-semana, Sergius Erdelyi encarou ao longo de sua incrível vida criativa, a arte como uma espécie de “terapia e regeneração” do estresse cotidiano de sua vida de empresário.
Sergius foi escultor, pintor e designer, trabalhando com telas, mosaicos, calcogravura, tapeçaria e vitrais. Este último produziu centenas com o tema arte sacra, entre eles os vitrais da Igreja Matriz de Tijucas do Sul e da Biblioteca da PUC-PR.
Empresário e inventor, criou em Tijucas do Sul, em 1974, a Erdelyi Participações e Representações Ltda. e a PANAGRO Empreendimentos Florestais Ltda. Um ano depois, em 1975, surgiu a Fazenda San Francisco Ltda.
Em 2011 fundou a Arbor – viveiros de árvores nativas para plantar áreas para o Projeto Petróleo Verde, que visa energia alternativa, resultando em parceria com a Prefeitura de Tijucas do Sul.
Suas obras sociais em Tijucas do Sul incluem a Instituição Filantrópica Sergius Erdelyi e o Lar da Criança, bem como da Creche São Francisco, conveniados, na época, com a Sociedade Paranaense de Cultura-SPC e Associação Paranaense de Cultura-APC, atuando em variadas ações. Em 2010 doou as entidades à Prefeitura de Tijucas do Sul.
Sergius Erdelyi era Cidadão Honorário de Tijucas do Sul, título a ele conferido em 1999.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.