Timbó – Casa de Norberto Zimath


Imagem: Prefeitura Municipal

A Casa de Norberto Zimath, em Timbó-SC, foi construída no final do séc. XIX. Totalmente construída em alvenaria autoportante de tijolos aparentes.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Zimath, Norberto
LocalizaçãoCidade: R. Pomeranos, n° 3.182 – Pomeranos – Timbó-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Número do Processo:
225/2000
Decreto de Tombamento:
n° 5.923, de 21/11/2002

Descrição: Esta edificação pode ser considerada um dos melhores exemplares em alvenaria de tijolos auto-portante da região. Construída no início do século XX, apresenta cozinha independente construída na mesma técnica. Os elementos que compõem a varanda são excepcionais, desde o guarda-corpo vazado em tijolos, às colunas em seção circular até a escadaria central com degraus em semicírculos. As fechaduras e esquadrias de ferro, com desenho requintado, são originais.
Fonte: FCC.

Descrição: Totalmente construída em alvenaria autoportante de tijolos aparentes, a Casa Zimath é um exemplar requintado da arquitetura rural da região. Foi construída no final do século XIX e pertencia ao imigrante alemão Ernest Zimath, que a deixou de herança para o neto, Norbert, que mora até hoje na casa com sua mulher.

Mesmo afastada e localizada bem acima do nível da estrada, a implantação da Casa Zimath (ou melhor, da propriedade como um todo) segue os padrões habituais das casas de imigrantes da região. Percebe-se na planta baixa a influência italiana, especialmente pela separação da cozinha e da copa do restante da casa. O módulo de maior volume abriga sala e quartos e é antecedido por uma grande varanda (fotos 1 e 2), que ocupa toda a fachada frontal, acessada por uma imponente escada de degraus semicirculares. Um estreito corredor externo separa os dois módulos. Da porta lateral da sala há acesso ao comedouro (localizado no módulo menor, junto com a cozinha), por uma pequena passagem coberta. Do conjunto construído, destaca-se ainda um dos ranchos de madeira, aos fundos, com interessante estrutura de telhado em seis águas.
Fonte: UDESC.

Descrição: Edificação autoportante de tijolos aparentes com módulo lateral que abriga a cozinha, separado do corpo principal e a este ligado por um corredor. Cada módulo possui cobertura de duas águas. Varanda em tijolo aparente, com guarda-corpo em tijolos em diagonal e laterais fechadas em arcos. acessada por seis degraus em semicírculo. A sala possui pé-direito de aproximadamente 4m. Nos fundos da cozinha há um anexo posterior, abrigando área de serviço. Fechaduras e esquadrias de ferro, originais da construção e com desenho requintado. Foi construída no início do século XX e a família mantém a mobília original.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *