Tocantínia – Igreja


A Igreja de Tocantínia-TO foi construída pelos índios em adobe. Foi idealizada por Frei Antônio. Anos depois foi reconstruída pela vontade do Monsenhor Pedro Pereira Piagem.

SEC-TO – Secretaria de Estado da Cultura
Nome Atribuído: Igreja de Tocantínia
Localização: Tocantínia-TO

Descrição: A igreja em adobe, construída pelos índios, foi idealizada por frei Antônio. Anos depois foi reconstruída pela vontade do Monsenhor Pedro Pereira Piagem.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Histórico do município: Os primeiros registros que envolvem a região que hoje é a cidade de Tocantínia vêm de 1738 (Alencastre), quando começa a chegar na região muitos aventureiros em busca do ouro, terras e outras riquezas. A região já era habitada pelos índios Xerente que ocupavam as terras próximas ao Rio Providência e ao longo do Rio Tocantins.
Nesse período ocorreram muitos conflitos envolvendo os índios e os chegantes, que tinham que passar por terras indígenas. Vieram também os bandeirantes que abriam caminho e aprisionavam os índios para trabalharem como escravos em outras regiões.
Com o projeto de povoamento da região, foram utilizadas muitas estratégias para afastar os índios, umas delas foi o aldeamento, iniciado em 1840 pro Frei Antonio de Ganges, que chegou ao Brasil acompanhado por Frei Rafael de Targia, com a missão de aldear os índios Xerente, Krahô e Xavante.
O capuchino italiano, Frei Antonio, estabeleceu-se à margem direita do Rio Tocantins a uns cinco quilômetros, aproximadamente, da barra do Ribeirão Piabanha.
O primeiro nome da atual Tocantínia foi Tereza Cristina (nome do aldeamento), em homenagem a então Imperatriz do Brasil. Depois em virtude da proximidade com o Ribeirão Piabanha, passou a se chamar Piabanha, e em 20 de abril de 1936 adotou o nome atual, sendo elevado a categoria de município no dia 3 de outubro de 1953.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.