Tocantinópolis – Catedral de Nossa Senhora da Consolação


Imagem: Prefeitura Municipal

A Catedral de Nossa Senhora da Consolação de Tocantinópolis-TO foi construída em uma arquitetura imponente, que traduz a força da religiosidade boavistente/tocantinopolina.

SEC-TO – Secretaria de Estado da Cultura
Nome Atribuído: Catedral de Nossa Senhora da Consolação
Localização: Tocantinópolis-TO

Descrição: É a matriz da Padroeira de Tocantinópolis, Nossa Senhora da Conceição. A tradição oral não fixa a data de sua construção. Trata-se, porém de uma arquitetura imponente, que traduz a força da religiosidade boavistente/tocantinopolina.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Histórico do município: Cidade que ficou popularmente conhecida como “Boa Vista do Padre João”, devido à grande influência histórica deste vigário, a antiga boa Vista do Tocantins, se tornou cenário de alguns acontecimentos marcantes.
O primeiro Núcleo de habitantes teve inicio em 1818, quando bandeirantes, partindo de Pastos Bons, no Maranhão, vieram à procura de índios para catequizar. A região era muito fértil e possuía grande quantidade de madeiras adequadas para a construção e produção de imóveis.
Satisfeito com o que encontraram, alguns membros da bandeira – Antonio Faustino e Venâncio – resolveram fixar local, e em função da altitude permitir uma excelente visão das águas do Tocantins e de seu entorno, chamaram o lugar de Boa Vista.
Espalhada a noticia da fertilidade do local, grande número de habitantes de Carolina – MA, se deslocaram para o novo povoado.
Em 1852 foi criado o Distrito de Boa Vista do Tocantins, em 28 de julho de 1858 foi elevada à categoria de cidade, e Pedro José Cipriano foi reconhecido como seu fundador.
Em 1943 a Cidade passou a ser chamada de Tocantinópolis.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.